Política

PF abre inquérito para investigar repasses irregulares do MEC

Decisão foi tomada nesta sexta-feira (25) e atende pedido do procurador-geral da república.

25 de março de 2022 às 16:47
1 min de leitura

Nesta sexta-feira (25) a Policia Federal abriu inquérito para apurar as suspeitas apontadas no relatório da Controladoria-Geral da União (CGU) sobre a atuação de dois pastores na distribuição de recursos do Ministério da Educação (MEC). Os repasses foram feitos por meio do Fundo Nacional do desenvolvimento da Educação (FNDE), para prefeituras.

Gilmar Santos e Ministro Milton Ribeiro. Reprodução

A decisão atende ao pedido do procurador-geral da república, Augusto Aras, que solicitou a investigação depois que a Folha de S. Paulo revelou áudio do ministro da educação, Milton Ribeiro. No áudio, o ministro afirma que o governo Jair Bolsonaro (PL) prioriza prefeituras nas quais pedidos de liberação de verba foram negociados pelos pastores que não têm cargo e atuam em um esquema informal de obtenção de verbas do MEC.

Na investigação serão apuradas suspeitas de corrupção passiva, tráfico de influência, prevaricação e advocacia administrativa. O inquérito permanecerá na superintendência da PF de Brasília e ainda não tem a atuação do ministro Milton Ribeiro entre os investigados.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas