Saiba quais serviços de saúde vão funcionar durante o Carnaval em Teresina
Fundação Municipal de Saúde orienta a população a aproveitar o Carnaval com responsabilidade.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina informou à população sobre o funcionamento dos serviços de saúde durante o período do Carnaval, nos dias 3, 4 e 5 de março, e na Quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março. Enquanto a folia toma conta da cidade, os serviços essenciais de saúde continuam ativos para atender qualquer emergência.
Durante o feriado, a rede de urgência e emergência da cidade funcionará sem alterações. Isso inclui os hospitais, maternidades e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), além do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), que seguirá com seus atendimentos habituais. A população também pode contar com o Laboratório Raul Bacellar, que estará de plantão para realizar exames e apoiar a rede hospitalar.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também estará em pleno funcionamento, com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas para garantir o atendimento rápido e eficiente àqueles que necessitarem de socorro.
Fiscalização e prevenções
A FMS reforça a presença da Vigilância Sanitária e da Coordenação de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), que atuarão de forma intensificada durante o Carnaval. As equipes estarão em regime especial, realizando fiscalizações e ações de prevenção nas festas e eventos carnavalescos, com o objetivo de garantir a saúde e segurança dos foliões.
Suspensão dos serviços ambulatoriais
Os serviços ambulatoriais e administrativos da FMS terão suas atividades suspensas durante o Carnaval e a Quarta-feira de Cinzas. Isso inclui as Unidades Básicas de Saúde (UBS), os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o setor de marcação de consultas e exames nos hospitais. O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, também parte da rede ambulatorial, funcionará até hoje, dia 28 de fevereiro. Todos esses serviços retornam à normalidade na quinta-feira, 6 de março.
Portanto, para quem precisar de cuidados médicos urgentes ou atendimento de emergência, as unidades de urgência estarão prontas para atender. Mas, se a necessidade for de serviços ambulatoriais, será necessário aguardar o retorno do funcionamento na quinta-feira seguinte.
A Fundação Municipal de Saúde orienta a população a aproveitar o Carnaval com responsabilidade.