Promotora mira contratos com oficina que pertence a irmão do prefeito em Santa Rosa do Piauí
Veículos públicos estariam sendo consertado na Oficina KR Motos, de propriedade de Wanderson Rodrigues, irmão do prefeito
O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) instaurou um Procedimento Preparatório de Inquérito Civil para apurar supostas irregularidades na manutenção de veículos da Prefeitura de Santa Rosa do Piauí, administrada pelo prefeito Marlon Rodrigues de Sousa. A investigação busca esclarecer se os serviços estariam sendo realizados de forma indevida em uma oficina pertencente a um irmão do atual prefeito, sem licitação ou procedimento legal adequado.
De acordo com a Portaria assinada pela promotora de Justiça Emmanuelle Martins Neiva Dantas Rodrigues Belo, a apuração foi motivada por informações recebidas por meio de uma Notícia de Fato registrada no Sistema Integrado do Ministério Público. O documento indica que veículos públicos estariam sendo consertados na Oficina KR Motos, de propriedade de Wanderson Rodrigues de Sousa, irmão do atual prefeito de Santa Rosa do Piauí.
O Ministério Público considera que há indícios suficientes para justificar a abertura formal do procedimento investigatório. Segundo a promotora, mesmo com o vencimento do prazo de prorrogação da fase preliminar, permanecem fatos a serem devidamente esclarecidos nos autos. Por isso, houve a conversão da Notícia de Fato em Procedimento Preparatório de Inquérito Civil, etapa destinada a uma investigação mais aprofundada para coleta de provas e definição das responsabilidades.
Entre os pontos que deverão ser esclarecidos estão a eventual ausência de processo licitatório para contratação da oficina, o possível favorecimento de parente do gestor municipal e a regularidade dos gastos públicos destinados à manutenção da frota oficial. O Ministério Público buscará verificar se houve violação aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa, previstos na Constituição Federal.
A Prefeitura de Santa Rosa do Piauí e os demais envolvidos ainda poderão apresentar suas versões e documentos para colaborar com a apuração.
Diário eletrônico do Ministério Público do Piauí