Política

Ciro critica Lula por reação à fala de Trump sobre Bolsonaro: “Falta de coerência”

Polêmica teve início após Donald Trump publicar em sua rede social que Bolsonaro estaria sendo alvo de uma “caça às bruxas” no Brasil.

07 de julho de 2025 às 21:34
2 min de leitura

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) reagiu às declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que criticou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por ter defendido Jair Bolsonaro em suas redes sociais. Para Ciro, a indignação de Lula com a fala de Trump representa uma “falta de coerência” em relação à própria trajetória política do PT.

Senador Ciro Nogueira - Foto: Lupa1

A polêmica teve início após Donald Trump publicar em sua rede social que Bolsonaro estaria sendo alvo de uma “caça às bruxas” no Brasil, em referência ao processo no qual o ex-presidente é réu por suposta tentativa de golpe de Estado.

Em resposta, Lula criticou publicamente a fala de Trump durante entrevista na Cúpula dos Brics, no Rio de Janeiro. “Esse país tem lei, tem regra e esse país tem um dono chamado povo brasileiro. Portanto, dê palpite na sua vida e não na nossa”, declarou o presidente.

Em vídeo publicado no Instagram, o senador se disse “perplexo” com a postura do petista. “Eu estou completamente perplexo, chocado com a falta de coerência do presidente Lula e da sua equipe, que veio agora cobrar soberania nacional por conta da fala de Trump”, afirmou.

Ciro relembrou episódios em que o PT buscou apoio internacional em disputas políticas no Brasil. “O senhor se esqueceu de quando foi preso? O seu partido recorreu a diversos organismos internacionais. Ou no impeachment da presidente Dilma, recorreu ao Comitê de Direitos Humanos da ONU para tentar suspender o processo”, disse.

O senador citou ainda o pedido de Dilma Rousseff para que a Organização dos Estados Americanos (OEA) interferisse no processo de impeachment, reuniões com embaixadores para denunciar o afastamento, vídeos de apoiadores em veículos internacionais pedindo ajuda estrangeira e o manifesto internacional contra a prisão de Lula em 2020, assinado por pessoas de mais de 40 países.

“Isso é muita falta de coerência. Presidente Lula, tenha respeito pela inteligência do povo brasileiro. Nós não aguentamos mais esse tipo de comportamento. Nem as suas palavras estão completamente equivocadas e contra a sua história”, concluiu.

Assista


Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas