Saúde

Nova pneumonia se espalha pela Europa após surto na China; entenda os riscos

Infecção causada pela bactéria Mycoplasma foi registrada pela primeira vez na China e afeta principalmente crianças.

07 de dezembro de 2023 às 10:06
2 min de leitura

A China tem registrado nas últimas semanas um surto de pneumonia em crianças, causadas pela bactéria Mycoplasma pneumoniae. Outros países da Europa como França, Estados Unidos, Dinamarca, Holanda, Suécia, Suíça, País de Gales, Eslovênia e Cingapura, também registraram casos da doença.

MáscaraReprodução/Internet

Apesar da preocupação, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que os casos de infecções respiratórios são esperados em um período pós-pandemia.

“Não está claro se esses estão associados ao aumento geral de infecções respiratórias anteriormente relatado pelas autoridades chinesas ou se são eventos separados”, disse a OMS em comunicado.

Em 21 de novembro, o Programa de Monitoramento de Doenças Emergente (Promed) emitiu um relatório demonstrando sua preocupação com o aumento dos casos na nova pneumonia na China.

Este relatório sugere um surto generalizado de uma doença respiratória não diagnosticada em várias áreas na China, já que Pequim e Liaoning estão a quase 800 km de distância. Não está claro quando esse surto começou, pois seria incomum tantas crianças serem afetadas tão rapidamente. O relatório não menciona que adultos foram afetados, sugerindo alguma exposição nas escolas. O ProMed aguarda informações mais definitivas sobre a etiologia e a extensão dessa preocupante doença na China", diz o relatório.

Risco de chegar ao Brasil

Alguns infectologistas alertam que a doença pode sim chegar ao Brasil, ou ou que já tenha chegado e ainda não foi identificada. Por isso é importante os monitoramentos dos órgãos responsáveis, que devem realizar os devidos testes para identificar a incidência da bactéria.

Até o momento, não há nenhum registro de mortes ocasionados pela nova pneumonia. Mas o alerta é para que a população continue adotando medidas de higiene pessoal, manter a vacinação em dia e procurar um médico em caso de sintomas.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas