Wellington é eleito presidente do Conselho da Aliança Global contra a Fome e Pobreza
Eleição aconteceu nesta terça-feira (11) na sede do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), em Roma, na Itália.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, foi escolhido presidente do Conselho de Campeões da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. A eleição aconteceu nesta terça-feira (11) na sede do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), em Roma, na Itália, durante a primeira reunião do Conselho.

A reunião formalizou a composição do grupo, estabelecendo as presidências e vice-presidências, além de aprovar as regras de funcionamento. A principal missão de Wellington Dias será fomentar um debate estratégico entre os países e organizações membros, discutindo ações imediatas para melhorar o funcionamento da Aliança.
“O foco é trabalhar a nível nacional, implementando programas dentro dos planos de cada país, escolhendo políticas públicas da Aliança. O papel dos Campeões será impulsionar países, instituições e organizações a manter o compromisso e a execução das metas estabelecidas”, explicou o ministro.
Ele também destacou que iniciativas brasileiras, como o Cadastro Único e o Bolsa Família, servirão de modelo para outros países. Segundo o ministro, a criação do Conselho de Campeões representa um marco para a operacionalização da Aliança, reunindo líderes globais para promover parcerias concretas e ações voltadas para resultados.
Em seu discurso, o ministro esclareceu que uma equipe multidisciplinar, chamada “Mecanismo de Apoio”, trabalhará com funcionários em várias partes do mundo, como Roma, Brasília, Washington DC, Adis Abeba (Etiópia) e Bangkok (Tailândia), para facilitar o desenvolvimento de parcerias específicas para os países que precisarem de apoio.
Como presidente, Wellington Dias terá a tarefa de acelerar o planejamento das primeiras operações de implementação, incluindo mobilização de recursos financeiros, promoção de parcerias intersetoriais e remoção de obstáculos à implementação de políticas públicas.
Prioridades
Como presidente, o ministro iniciou a discussão sobre as prioridades estratégicas para 2025, propondo a realização da primeira Cúpula Contra a Fome e a Pobreza no Catar, em novembro de 2025, paralela à Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Social da ONU. Ele também sugeriu a criação de um programa de Embaixadores da Boa Vontade da Aliança.
Aliança Global
Lançada durante a Cúpula de Líderes do G20, sob a presidência brasileira, em novembro de 2024, a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza é uma iniciativa voltada para a mobilização de recursos e coordenação de ações com o objetivo de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os ODS 1 (erradicação da pobreza) e 2 (fome zero).
Entre as políticas propostas pela Aliança estão a proteção social, a inclusão socioeconômica, cadastros sociais (como o Cadastro Único), programas de habitação popular, cantinas comunitárias, agricultura familiar, alimentação escolar, cuidado com a primeira infância, acesso à água em comunidades isoladas, entre outros.