Margarete Coelho participa do lançamento de programa do Sebrae que beneficia mulheres
Além da campanha com o FAMPE, o Sebrae incluiu na carta de compromisso outras ações importantes.
A ex-vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, atual diretora de Administração e Finanças do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) participou do anunciou da carta de compromisso com medidas voltadas para a inclusão financeira de mulheres empreendedoras, durante o eventoConstruído Futuro.
Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional - Foto: Divulgação
Conforme Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, o destaque é a campanha desenvolvida em parceria com o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (FAMPE), que passará a garantir 100% de aval na oferta de crédito para negócios liderados por mulheres, substituindo o limite anterior de 80%.
“Com essa medida, queremos aumentar o apetite das instituições financeiras na hora de apoiar negócios liderados por mulheres”, afirmou Margarete Coelho.
Ainda de acordo com a piauiense representante do Sebrae nacional, a iniciativa busca corrigir uma lacuna no acesso ao crédito que afeta empreendedoras no Brasil, apesar de sua significativa contribuição econômica e social.
Além da campanha com o FAMPE, o Sebrae incluiu na carta de compromisso outras ações importantes.
Caravana Acredita Delas: realização de atendimentos pelo Brasil para o fomento da educação financeira e o acesso a crédito a mulheres.
FIP e FDIC: lançamento de editais para aportes em fundos de investimentos com foco em empreendimentos liderados por mulheres.
Protocolos de atendimento para rede de agentes de crédito e finanças: capacitação de multiplicadores estaduais no Sistema Sebrae, com conteúdo e protocolo de atendimento para mulheres empreendedoras.
Educação financeira: potencialização da oferta de ferramentas digitais de educação financeira disponíveis no portal Sebrae, como UP Digital Finanças, Invista em Você, Mulheres em Foco, Ganha Ganha e Marca Pessoal. Políticas públicas: articulação de ações com programas públicos e privados, especialmente junto a instituições financeiras em prol da inclusão de mulheres.
As iniciativas consideram o peso significativo das mulheres no universo das micro e pequenas empresas. Dados do Banco Central mostram que, embora 2,53 milhões de mulheres sejam tomadoras de crédito contra 3,97 milhões de homens, apenas 30% do crédito concedido chega a elas.
Margarete Coelhodestacou que, mesmo com restrições de crédito, as empreendedoras apresentam alta taxa de retorno sobre investimentos, um fator que justifica a ampliação do apoio financeiro ao setor liderado por mulheres.