Charles III é oficialmente proclamado como novo rei do Reino Unido
O "príncipe de Gales" sucedeu automaticamente Elizabeth II na quinta-feira (8), após a rainha morrer aos 96 anos.
Charles III foi oficialmente proclamado o novo monarca do Reino Unido na manhã deste sábado (10), após a morte da rainha Elizabeth II, que liderou o país por sete décadas, na quinta-feira (08).

Reprodução/Twitter
Em uma cerimônia solene televisionada do Palácio de Saint-James em Londres, na presença de seu herdeiro William, da rainha consorte Camilla, da primeira-ministra Liz Truss e seus antecessores vivos, o Conselho da Ascensão assinou e anunciou a proclamação do novo rei.
Segundo informações divulgadas pelas redes sociais da coroa, o próprio rei pediu para que a cerimônia de assinatura fosse televisionada.
"O reinado da minha mãe foi inigualável pela sua duração, dedicação e devoção. Estou profundamente consciente desta grande herança e dos deveres e pesadas responsabilidades da soberania, que agora me são transmitidos", declarou o novo monarca.
Seguindo um protocolo rígido, o filho de 73 anos da falecida rainha se instala lentamente como chefe de Estado e nos corações do povo britânico.
O príncipe de Gales sucedeu automaticamente a Elizabeth II na quinta-feira (8), após sua morte aos 96 anos em seu castelo escocês de Balmoral depois de 70 anos de reinado.
Após a cerimônia, a proclamação foi lida ao público de uma varanda do palácio Saint-James e em outros pontos de referência em Londres.
Leia mais
Conheça a Operação London Bridge, protocolo para a morte de Elizabeth II
Presidenciáveis lamentam a morte da Rainha Elizabeth II
Presidente Bolsonaro decreta luto oficial pela morte da Rainha Elizabeth II
Mesmo reconhecido rei, Charles III levará meses para ser coroado