MENU mobile

CASO IZADORA MOURÃO: Entenda como foram os últimos momentos da advogada morta pela própria mãe

O Lupa1 reconstituiu os últimos momentos de vida de Izadora Mourão, morta pela própria mãe no dia 13 de fevereiro de 2021.

O Lupa1 reconstituiu os últimos momentos de vida de Izadora Mourão, morta pela própria mãe no dia 13 de fevereiro de 2021. A reconstrução mostra desde a primeira tese abordada pela Polícia Civil do Piauí, divulgada em vídeo animação, até o julgamento final do caso.

No dia 13 de fevereiro de 2021, a advogada Izadora Mourão, 41 anos, foi encontrada sem vida em sua residência na cidade de Pedro II, região norte do Piauí. A vítima foi morta com onze golpes de faca.

  

Izadora Mourão Reprodução

   

De acordo com o coordenador do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Barêtta, o assassinato teria sido motivado por divisão de herança, avaliada em cerca de R$ 4 milhões, deixada pelo pai.

Os suspeitos do assassinato eram a mãe, Maria Nerci, que havia assumido a culpa do crime e o irmão da vítima, João Paulo.

Versões

Diversas versões do caso foram relatadas. A primeira diz que uma vendedora de roupas teria chegado ao apartamento da vítima para conversar com a advogada. Entretanto, Izadora disse que estava indisposta e que poderia realizar o atendimento no quarto, logo em seguida, a suspeita saiu da residência dizendo que "já tinha resolvido o problema com a Drª". 

Minutos depois, a advogada foi encontrada morta dentro do quarto do irmão com onze facadas no corpo.

A segunda versão do crime é de que o irmão, João Paulo teria cometido o assassinato. À época, João Paulo foi considerado o principal suspeito. 

Um bilhete do irmão direcionado à Izadora chegou a ser encontrado durante as investigações.

Foto: bilhete encontrado nas investigações da Polícia Civil / Divulgação

Tempos depois, o Ministério Público do Piauí pediu prisão domiciliar da mãe de Izadora, Maria Nerci, por tentar atrapalhar o curso das investigações da Polícia Civil, criando álibi e coagindo testemunhas do caso. Após o ocorrido, Nerci passou também a ser investigada por coautoria no crime.

De acordo com o delegado Barêtta, a mãe da advogada, Maria Nerci, teria acobertado o crime criando uma história falsa e contratando uma faxineira para limpar o sangue no quarto da vítima. A faxineira disse em depoimento que Maria Nerci “Queria me incriminar”.

O DHPP não aceitou a versão da advogada de Maria, que afirmou que João Paulo não teria participado do crime e estaria dormindo no momento do assassinato.

" [...] Contra fatos não existe argumentos, o Ministério Público de Pedro II tem um material robusto para trabalhar e o juiz de direito para valorar e levar a pronúncia dos dois acusados que foi indiciado tanto a mãe quanto o filho. A mãe foi indiciada por coautoria e fraude processual, de onde foi criado um álibi dizendo que tinha sido uma mulher vendedora de roupa que entrou e matou a moça lá dentro do quarto. Depois uma pessoa diz que foi orientada a dizer pra quem perguntasse que o João Paulo estava dormindo no quarto dela e não no outro quarto... Tudo isso está apurado nos áudios [...]", afirmou Barêtta.

Em imagens simuladas pela Polícia Civil,  João Paulo teria usado uma faca para golpear a irmã enquanto estava em pé ao lado dela enquanto a mãe estaria ao lado dele. Ferida, Izadora cai no chão ao lado da cama e morre.


Segundo a perícia, duas facas foram usadas no crime. Além do irmão e a mãe, outros familiares poderiam estar envolvidos diretamente no assassinato da advogada.

Além disso, o advogado que está representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Mauro Benício Júnior, afirmou que a mãe da advogada Izadora Santos Mourão, Maria Nerci, pagou o plano funerário da família após 10 meses de atraso, uma semana antes da filha ser assassinada dentro do quarto do irmão, o jornalista João Paulo Mourão.


Julgamento

O julgamento de Maria Nerci dos Santos Mourão demorou mais de 14 horas para chegar a uma conclusão, onde a réu foi condenada a 19 anos e 06 meses de prisão por assassinar a filha, a advogada Izadora Santos Mourão. O irmão de Izadora, João Paulo Santos Mourão, foi absolvido pelos jurados por 4 votos a 3.

A sessão foi presidida pelo juiz Diego Ricardo Melo de Almeida nesta quarta-feira (16), na Vara Criminal de Pedro II.

Foto: julgamento caso Izadora Mourão / Reprodução

Nesta quarta-feira (16), o promotor de Justiça Márcio Carcará, coordenador do Gaej (Grupo de Apoio aos Promotores de Justiça com Atuação no Tribunal do Júri), que atuou no julgamento, informou que irá recorrer da decisão. De acordo com o promotor, a absolvição de João Paulo é contrária à prova dos autos. 

Em relação à pena de Maria Nerci, o promotor afirma que está abaixo do esperado. "São três qualificadoras e uma agravante, havendo pelo menos três circunstâncias judiciais, previstas no artigo 59, do CP, que não foram desvaloradas adequadamente, o que elevaria o patamar da pena", explicou.

Veja mais sobre o assunto:

Advogada é morta a facadas dentro de casa em Pedro II

Polícia encontra bilhete com ameaça de irmão da advogada Izadora Mourão

João Paulo e Maria Nerci vão a Júri Popular pela morte de Izadora

Irmão da advogada Izadora Mourão é o principal suspeito do crime

Irmão de Izadora Mourão é preso suspeito do crime

Juiz determina quebra do sigilo telefônico do irmão de Izadora Mourão

Diarista conta detalhes do caso Izadora Mourão

OAB solicita maior agilidade nas investigações do assassinato de advogada

Mãe de Izadora Mourão teria pago funerária uma semana antes do crime

Caso Izadora Santos Mourão pode ser desvendado nas próximas horas

Mãe de Izadora Mourão confessa em audiência que matou a filha sozinha

Caso Izadora Mourão: julgamento de mãe e irmão acusados do crime ocorre nesta quarta

Ministério Público pede prisão domiciliar da mãe de Izadora Mourão

Mãe da advogada izadora Mourão tem prisão domiciliar decretada

Mãe detalha como matou Izadora Mourão: “Acertei na veia que mata”

Mãe de Izadora Mourão é condenada a 19 anos de prisão; irmão é absolvido

Delegado Barêtta discorda de versão de advogada de Maria Nerci

Caso Izadora Mourão: um ano de impunidade

© 2024 . Portal Lupa1 - Os bastidores do poder no Piauí e no Brasil.