Piauí em números

Volume de fios roubados no Piauí daria pra cobrir distância de Teresina a Monsenhor Gil

Percentual de crescimento é o maior do país e 27 vezes superior ao índice nacional, que ficou 21,4%.

09 de outubro de 2023 às 17:50
6 min de leitura

Em média, quase 400 metros de cabos de telecomunicação são furtados ou roubados por dia no Piauí. A estimativa é da Conexis Brasil Digital, entidade que representa as maiores operadoras de telecomunicações do país, que identificou uma alta de 580% desse tipo de crime no Estado, no primeiro semestre deste ano. O percentual de crescimento é o maior do país e 27 vezes superior ao índice nacional, que ficou 21,4%.

Quadrilha presa por furto de cabos de telefonia - Foto: Lupa1

De janeiro a junho, foram 61.388 mil metros de fiação furtadas no Piauí, enquanto que no segundo semestre do ano passado, o número de fios recuperados não chegou a 9 mil metros. Só para ter uma noção lúdica do tamanho da apreensão deste ano, o volume é suficiente para cobrir a distância entre Teresina a Monsenhor Gill, no Sul do Estado. Quando a comparação é feita com o primeiro semestre de 2022, o crescimento é superior a 1.800%.

Conforme o levantamento, os casos de furtos e roubos cresceram em todo o Brasil e atingiram patamar recorde. Em todos os estados houve alta e a análise feita é que as dinâmicas associadas a esse tipo de crime têm mudado e hoje envolvem também os próprios funcionários das empresas. Aqui no Piauí, mesmo, semana passada, a polícia prendeu uma quadrilha em flagrante que estava roubando fios, e todos os bandidos estavam com roupas de operadora.

Delegado Charles Pessoa, coordenadordaDRACO -Foto: Junior Santos/Lupa1

“Eram seis envolvidos, todos devidamente equipados, mas a empresa os denunciou e reconheceu que nenhum fazia parte do quadro de funcionários. A empresa que é vítima dessa ação criminosa”, informou o delegado Charles Pessoa, titular da DRACO, delegacia especializada no combate ao Crime Organizado e Facções, ressaltando que junto com eles foram apreendidos 6 toneladas de fio de cobre, no valor de comercialização que pode chegar a R$ 206 mil.

No geral, o volume de roubos e furtos de cabos no primeiro semestre deste ano aumentou 23,5% no país, em relação ao segundo semestre de 2022, quando foram roubados 2,38 milhões de metros. "Além do prejuízo imediato, que é a perda do serviço, a empresa tem que fazer novo investimento para recuperar a rede, quando poderia usar esse recurso para levar conexão a outras localidades", afirma Daniela Martins, diretora da Conexis.

Ao longo do ano passado, segundo a entidade, o furto de fiação afetou 7 milhões de pessoas em todo o território nacional, com a queda de serviços de telefonia, internet e TV por assinatura. Em 2023 ainda não se tem o cálculo exato, tendo em vista que é preciso fechar todos os meses do ano. “ A conectividade é cada dia mais importante na vida das pessoas e esses crimes não podem mais ser vistos como de menor gravidade”, completou Daniela

O furto, roubo, ou vandalismo e, também, a receptação de cabos e equipamentos causam prejuízo direto para milhões de consumidores, que ficam sem acesso a serviços importantes para o dia a dia, e para as empresas, que precisam repor esses equipamentos. As ações criminosas comprometem ainda os serviços de utilidade pública como polícia, bombeiros e emergências médicas.

O cobre é um dos principais materiais utilizados em fiações para serviços de telecomunicações e movimenta a ação de criminosos pelo alto valor de mercado. Atualmente, o quilo do metal é cotado em aproximadamente R$ 40, conforme a bolsa de metais de Londres.

Números

Piauí
1º semestre de 2022: 3.345 metros
1º semestre de 2023: 61.388 metros
Aumento de 1.800%

Brasil
1º semestre de 2022 - 2.336.802 metros
1º semestre de 2023 - 2.890.616 metros
Crescimento de 24%

Estados mais afetados

Apesar de ter tido o maior percentual de crescimento do país, o Piauí ficou somente na 11ª posição em número absolutos, tendo São Paulo como o que mais sofreu com essas ações criminosas. Durante o primeiro semestre deste ano foram furtados ou roubados 664.082 metros em todo o Estado paulista. O volume aumentou 21,9% em relação ao segundo semestre de 2022 e 35,3% na comparação com o primeiro semestre de 2022.

O segundo estado mais afetado foi o Paraná, com 591.054 metros de cabos furtados ou roubados, alta de 13% na comparação com o segundo semestre de 2022 e de 21,2% na comparação com o primeiro semestre do mesmo ano. O estado da Bahia, terceiro estado mais afetado por essas ações criminosas, teve 296.130 metros de cabos roubados, alta de 188,5% em relação ao primeiro semestre de 2022 e de 117,7% na comparação com o primeiro semestre do ano passado.

Sobre a Conexis

A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas