Gustavo Almeida

Margarete Coelho puxa a fila do Centrão

Ida da ex-deputada federal do Piauí para a presidência da Caixa Econômica Federal já é dada como certa.

29 de agosto de 2023 às 07:33
5 min de leitura

A ida da ex-deputada federal Margarete Coelho (Progressistas) para a presidência da Caixa Econômica Federal já é dada como decidida. Na noite de ontem, segunda-feira (28), a Folha de S. Paulo noticiou que o governo do presidente Lula (PT) definiu que Margarete será a nova presidente do banco, em substituição a Rita Serrano, que era uma indicação pessoal de Lula. A ex-deputada é advogada.

Ex-deputada federal Margarete Coelho vai para a Caixa (Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados)

A expectativa, segundo a Folha, é que Margarete seja anunciada ainda nesta semana. Além da mudança de comando, 12 vice-presidências da Caixa serão distribuídas entre indicados dos partidos Progressistas, Republicanos e União Brasil, expoentes do chamado Centrão. Sem base política no Congresso, Lula tem feito de tudo para atrair esses partidos.

Se a confirmação de Margarete ocorrer mesmo nesta semana, como está previsto, ela será a primeira emplacada do Centrão na reforma ministerial que Lula vem sendo pressionado a fazer pelo Congresso, mais especificamente pelos famintos dos partidos de centro.

Margarete vai para o governo por indicação do presidente da Câmara Arthur Lira (Progressistas-AL). No Piauí, ela é ligada politicamente ao senador Ciro Nogueira e votou contra o PT. Assim como Ciro, apoiou o então presidente Jair Bolsonaro (PL) em sua tentativa de reeleição em 2022 e construiu amizade com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

A Caixa é um dos órgãos mais cobiçados pelo Centrão e Margarete será a representante do bloco no comando da instituição. O Centrão confia na ex-deputada piauiense e jamais colocaria alguém que pudesse ser empecilho para as demandas do grupo no banco.

| Recebeu solidariedade

Wellington Dias (Foto: Eduardo Amorim/Lupa1)

A cúpula do PT fez ontem (28) um desagravo ao ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Numa reunião do Diretório Nacional, o ministro apresentou como será o novo programa 'Brasil Sem Fome'. No encontro, ele recebeu a solidariedade de deputados e senadores, que não concordam com a ideia em discussão no Planalto de dividir o ministério de Dias para entregar uma fatia ao Centrão.

| Sucessão em Parnaíba

Valdeci Cavalcante (Foto: Ezequiel de Sá/Lupa1)

Homenageado na Assembleia Legislativa do Piauí por iniciativa da deputada Gracinha Mão Santa, o empresário Valdeci Cavalcante foi citado pela parlamentar como opção do grupo de Mão Santa para a Prefeitura de Parnaíba. "É um nome bom, confiável, inclusive a gente já pensou nisso. É um nome parnaibano que eu não posso falar que está fora de baralho e de nada porque depende mais dele querer", falou.

E ele quer?

Questionado sobre a possibilidade, Valdeci afirmou que ser prefeito lhe deixaria lisonjeado. Embora avalie que seu tempo "já passou", ele não descarta aceitar o desafio se houver um "apelo popular". "Seria uma honra para todos os parnaibanos ser prefeito da sua cidade. Isso nos lisonjeia muito. Quem não quer ser prefeito da sua cidade? Mas eu acho que meu tempo já passou. Então eu tenho que ajudar a cidade de outras formas, através do social, das instituições e deixar a política para as pessoas que têm juventude e aptidão para os cargos públicos".

Lembrado por um jornalista de que pode haver o apelo popular, Valdeci respondeu: "É, pode haver".

| Leviandade

Deputado Fábio Novo (Foto: Thiago Amaral/Alepi)

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Teresina Fábio Novo classificou como "levianas" as acusações feitas pelo presidente municipal do PT, Cícero Magalhães, de que ele teria promovido uma intervenção no diretório municipal do partido em Teresina.

"Essa acusação é leviana. Respeito muito o deputado Cícero Magalhães, é uma pessoa que eu tenho boa convivência, vou continuar convivendo com ele, mas é preciso respeitar as regras do partido. Ninguém está fazendo nada errado. Não teve intervenção. Não tem uma assinatura minha pedindo intervenção no diretório municipal de Teresina", reagiu.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas