Curiosidades

Confira como foi a criação do Imposto de Renda e como ele surgiu no Brasil

Em tempos de crise econômica e de pandemia, o Imposto de Renda se torna ainda mais importante

17 de março de 2023 às 15:51
3 min de leitura

O Imposto de Renda no Brasil e no mundo tem uma longa história, que remonta à China antiga, quando o imperador Wang Mang criou uma taxa sobre o lucro de profissionais e trabalhadores especializados, no ano de 10 d.C. Na Inglaterra, o rei Jorge III instituiu um tributo para financiar a guerra contra a França em 1799, que ressurgiu em outros conflitos, até ser adotado como modelo para outros países.

Nos Estados Unidos, o imposto de renda foi estabelecido em 1910, mas foi considerado inconstitucional pela Suprema Corte e teve que ser aplicado também para corporações. A 16ª emenda à Constituição dos Estados Unidos permitiu a adoção do imposto de renda em um modelo que se tornou base para outros países do mundo nos anos que se seguiram.

No Brasil, a primeira tentativa de se fazer um imposto de renda é de 1843, mas a proposta não vingou, já que a maioria da população era formada por escravos e índios sem renda. Entre 1864 e 1870, houve outra tentativa de criar o imposto para financiar a Guerra do Paraguai, mas os fazendeiros donos de terra, que concentravam a maioria da renda do Estado e eram contra o confronto, não dariam seu dinheiro para apoiá-lo. Foi somente em 1922, com Artur Bernardes, que o Imposto de Renda surgiu, inicialmente com a proposta de financiar áreas como saúde, educação e desenvolvimento urbano. Nesse período, as taxas cobradas poderiam variar entre 8 e 20%.

Atualmente, o Imposto de Renda é uma das principais fontes de arrecadação do governo brasileiro. A declaração do Imposto de Renda é obrigatória para todas as pessoas físicas e jurídicas que tenham recebido rendimentos acima de um determinado valor anual. O período de declaração do Imposto de Renda é um momento importante para a Receita Federal, que fiscaliza as declarações e garante que os contribuintes cumpram suas obrigações fiscais. É importante lembrar que a sonegação fiscal é uma prática ilegal que pode resultar em multas e até mesmo em processos criminais.

Em tempos de crise econômica e de pandemia, o Imposto de Renda se torna ainda mais importante para o governo brasileiro. Com a queda na arrecadação de impostos e o aumento dos gastos públicos para combater a crise sanitária, é fundamental que todos os contribuintes cumpram suas obrigações fiscais e paguem seus impostos em dia. A Receita Federal tem se mostrado cada vez mais rigorosa na fiscalização das declarações, e os contribuintes devem estar atentos para evitar problemas com o Fisco.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas