Veja quem são os presos da Operação Sophisma deflagrada em Teresina
Polícia cumpre 14 mandados de prisão por roubo de veículos, tráfico de drogas internacional e falsificação de documentos.
Na manhã desta segunda-feira (05), a Polícia Civil do Piauí, por meio da Polinter, deflagrou a Operação Sophisma, com objetivo de dar cumprimento a 14 mandados de prisão por roubo de veículos, tráfico de drogas internacional e falsificação de documentos.
Até o momento, oito pessoas foram presas somente na cidade de Teresina. Em Caxias, no estado do Maranhão, a polícia cumpriu um mandado em desfavor de Antônio de Jesus Carvalho Júnior, tenente do Corpo de Bombeiros do Maranhão, lotado do 5º BPM de Caxias.
Ele, juntamente com um sobrinho, já havia sido preso na cidade de Buriti dos Lopes, no Norte do Piauí, suspeito de tentar roubar uma motocicleta, além do crime de adulteração de documentos.
No estado do Pará, na cidade de Barcarena, um homem foi preso responsável por falsificar documentos que ajudariam a organização criminosa na venda de veículos roubados. Com ele foi encontrado vários RG's falsificados, uma arma de fogo e munições.
Além disso, houve uma prisão em Portugal. Neste caso, o suspeito agia como "Mula do Tráfico", que levava consigo drogas para comercialização em outros países.
Organização criminosa
Seungo o delegado Marcelo Dias, da Polinter, as investigações apontaram que todos os criminosos que participam de um grupo criminoso com atuação interestadual, com funções pré-definidas e atuação de pelo menos 40 pessoas.
"Existe aqueles que roubavam, existiam os que adulteravam veículos, existiam os que falsificava documentos e receptava e vendia. Esse bombeiro aí do Maranhão, ele é suspeito de parte de tanto receptar veículos, como já foi preso em flagrante por tentar furtar uma motocicleta em Parnaíba", detalhou.
Os presos foram encaminhados para a POLINTER e posteriormente serão conduzidos para a Central de Flagrantes, onde ficarão à disposição da Justiça. A operação "Sophisma" foi realizada com apoio da Gerência de Polícia Especializada (GPE).
Relembre
Um tenente do Corpo de Bombeiros do Maranhão, lotado do 5º BPM de Caxias, identificado como Antônio de Jesus Carvalho Júnior, foi preso na cidade de Buriti dos Lopes suspeito de tentativa de furto qualificado.
Conforme o inquérito policial, obtido pelo Lupa1 com exclusividade, ele e um comparsa tentaram furtar uma motocicleta, tendo como intuito levá-la para outro estado e posteriormente vender o veículo.
Segundo o documento, a prisão aconteceu após o condutor da moto relatar à Polícia Rodoviária Federal (PRF) que indivíduos que estavam em um automóvel a sua frente teriam tentado furtar a motocicleta que ele estava conduzindo.
Logo em seguida, os policiais começaram um acompanhamento tático e conseguiram fazer a abordagem do carro. Nele, estavam o tenente e um outro homem identificado como João Victor, além de uma quantia de R$ 1.832,00.
Leia mais:Tenente do Corpo de Bombeiros é preso pela PRF no Norte do Piauí