Geral

Wellington Dias coordena auxílio a vítimas de chuvas em Alagoas e Pernambuco

“Orientação do presidente Lula é dar todo apoio para o povo", diz o ministro do Desenvolvimento e Assistência Socia.

09 de julho de 2023 às 14:05
2 min de leitura

Fortes chuvas causaram inundações, alagamentos, enxurradas e deslizamentos em Alagoas e Pernambuco, nesta sexta-feira (7/7). No total, 39 municípios foram afetados nos dois estados e uma morte foi registrada,a de um motociclista que tentou atravessar uma área alagada. Ainda está em investigação se o desabamento de um prédio em Paulista (PE), com 21 óbitos já confirmados, tem relação com as chuvas.

Wellington DiasFoto: Eduardo Amorim/Lupa1

Foram desalojadas 7.069 pessoas (1.477 em Pernambuco e 5.592 em Alagoas) e outras 1.640 estão desabrigadas na região alagoana afetada pelas chuvas.O Governo Federal está monitorando a situação, por meio da Defesa Civil, e em contato com as autoridades locais para prestar todo auxílio necessário.

“A orientação do presidente Lula é dar todo apoio para o povo de Alagoas e Pernambuco. Agora é cuidar de alimentação, alojamento, medicamentos… o que for necessário para o acolhimento de quem precisa. Infelizmente, tivemos um óbito confirmado e gostaria de expressar todo o sentimento à família do Joaquim Gomes”, destacou Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

As equipes do MDS e do Ministério da Integração Nacional estão em contato permanente com as autoridades estaduais e municipais dando suporte e orientação técnica, inclusive para a publicação de decretos de emergência ou calamidade pública.

“Integrados, várias áreas do Governo Federal, os governos estaduais e municipais, entidades sociais, trabalhamos desde sexta-feira para dar todo apoio às famílias afetadas”, completou o titular do MDS.

A previsão para este sábado (08) é de céu encoberto com chuvas em pontos isolados de todas as regiões do estado pernambucano, com os maiores volumes sendo registrados no litoral sul, Baixo São Francisco e Zona da Mata.

No entanto, o volume de chuvas nas nascentes dos rios diminuiu consideravelmente. O domingo (09) também tem previsão de chuvas, mas intercaladas com períodos de tempo seco, com maior intensidade no litoral e Zona da Mata.

A partir de segunda-feira (10) o tempo já fica mais seco, podendo aparecer um pouco de sol em todo o estado de Pernambuco, mas ainda com alguns momentos de chuva leve na metade leste de Alagoas.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas