Geral

Teresina investiga 2 casos de febre maculosa; Saiba como identificar a doença

Oito casos da infecção, também conhecida como "doença do carrapato", foram descartados no Piauí.

20 de junho de 2023 às 09:05
1 min de leitura

O diretor de vigilância em saúde da Fundação Municipal da Saúde (FMS), Dr. Walfrido Salmito, conversou com o Lupa1 sobre os casos suspeitos de febre maculosa no Piauí, além de explicar como identificar a doença.

Doença do Carrapato ou Febre MaculosaReprodução

São dois os casos da 'doença do carrapato' que estão sendo investigados na capital, conforme o boletim da FMS divulgado nesta segunda-feira (19). Outros oito casos da doença foram descartados no Piauí.

"A febre maculosa brasileira é uma doença infecciosa aguda, febril, de letalidade variável e que é transmitida através da picada do carrapato do gênero Amblyomma. A bactéria se chama Rickettsia e ela tem como principal característica de uma a duas semanas de febre, mialgia, astenia, vômitos e também manchas disseminadas pelo corpo, especialmente nos membros inferiores e nas mãos", detalhou.

Tratamento

Ainda de acordo com o diretor de vigilância, a doença é tratável com uma terapia específica, entretanto é uma doença de difícil diagnósticos. "Nós temos poucos casos documentados na nossa região, mas temos o potencial de termos casos devido a presença dos carrapatos e de animais infectados com os insetos", explicou.

"A gente sabe do potencial gravidade dessa infecção e temos que estar atentos, especialmente aquelas pessoas que tem contato com animais com carrapatos, como cães, gatos, equideos e os bovinos que tem", finalizou Walfrido Salmito.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas