Geral

Depois de dois anos em queda, emissão de novas CNHs volta a crescer no Piauí

O número baixo de novas carteiras de motoristas, aconteceu em 2020, no pico da pandemia de Covid-19.

01 de agosto de 2023 às 16:13
5 min de leitura

Depois de um ano atípico, quando menos de 10,2 mil pessoas tiraram a primeira habilitação no Piauí, o número de emissão de novas CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) voltou a crescer, no ano passado. E o crescimento foi recorde. Conforme dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), um total de 36.102 novas habilitações foram emitidas pelo órgão. Trata-se do maior índice em uma década.

Carteira Nacional de Habilitação - Foto: Lidiana Cuiabano/Detran-MT

O número baixo de novas carteiras de motoristas, aconteceu em 2020, no pico da pandemia de Covid-19. Porém, essa queda já vinha sendo refletida em todo o país, pela ampliação do serviço de transporte de passageiros por aplicativos no Brasil, que chegou ao país em 2014. E isso, criou uma geração de pessoas que simplesmente não tinha interesse em dirigir.

“São jovens, hoje com idade entre 18 e 29 anos, que cresceram nessa última década, e se tornaram adultos com acesso fácil aplicativos de locomoção a custos mais baixos. E isso, fez com que não optassem em tirar a, outrora, sonhada carteira de motorista”, afirmou a psicóloga, Regina Duarte, acrescentando tudo está alinhado, também, ao trânsito caótico e à dificuldade de se estacionar em algumas cidades.

Mas, as consequências da pandemia de Covid-19, na sociedade, trouxe outra mudança. A busca por segurança sanitária. A transmissibilidade da doença e sua mortalidade veio para mostrar a necessidade de ter um veículo individual. Mesmo os jovens que continuam optando por não ter o carro próprio, recorrem a alternativas, como programas de assinaturas de veículos. Empresas hoje ofertam veículos a custos baixos.

E parta poder dirigir esses veículos é preciso a CNH. Então, ano passado, o Detran registrou o maior número, desde 2013, de novas emissões de carteira de habilitação. Um crescimento de quase 57%, em relação a 2021, quando foram emitidas 23.010 novas carteiras, número já bem acima de 2020. E esse ano, até junho, já foram mais de 17 mil novas CNHs emitidas. Isso equivale a quase uma nova carta a cada 15 minutos.

Para o Detran Piauí, vários fatores podem ter contribuído para esse crescimento de novas emissões. “Pode ser oportunidades de trabalho; muitos jovens tiveram acesso aos benefícios sociais e usaram os recursos para tirar CNH; Outros tiram para trabalhar em outros estados. São diversos, portanto Não temos como atribuir a um fator específico”, informou a assessoria do órgão, em nota.

Já Ricardo Borges, especialista em trânsito, acredita que esse crescimento das novas emissões deve-se, apenas, ao fato de que o Detran acumulou muito processo durante a pandemia. Além disso, ele comenta que o número de processos abertos no órgão é bem maior, chegando até 50 mil. “No entanto, muitos motoristas não conclui os processos, não vão as auto escolas, tantos fatores”, pontua.

E desde janeiro deste ano, o prazo para renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) voltou a ser de até 30 dias em todo o País. Durante a pandemia da covid-19, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estendeu o tempo para renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e permitiu que os motoristas continuassem dirigindo, mesmo com o documento vencido. Conduzir com a CNH vencida é infração gravíssima, segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Caso seja parado em uma blitz, o motorista recebe multa de R$ 293,47, além de sete pontos na habilitação.

Atualmente, a CNH possui validade de dez anos para motoristas com menos de 50 anos. Para os habilitados entre 50 e 69 anos, a validade é de cinco anos. Os condutores com mais de 70 anos devem renovar a habilitação a cada três anos

Dados

Ano – novas CNHs

2015 - 32.231

2016 - 29.053

2017 - 26.955

2018 - 23.143

2019 - 26.439

2020 - 10.146

2021 - 23.010

2022 - 36.102

2023 – 17.034 (até junho)

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas