Geral

Autismo Sem Máscara: família piauiense mostra transformação através da arte

Ao Lupa1, o pai Joaquim Bezerra compartilhou como essa experiência tem sido marcante e inspiradora.

19 de junho de 2023 às 11:30
4 min de leitura

No contexto de um mundo em constante evolução, onde a arte e a tecnologia têm se unido para promover a inclusão e o desenvolvimento das pessoas, uma família piauiense teve uma experiência transformadora ao participar de um projeto inovador no cuidado com filhos autistas. Ao Lupa1, a família de Joaquim Bezerra abriu as portas de sua jornada para compartilhar como essa experiência tem sido marcante e inspiradora.

Ana Cláudia Bezerra, Joaquim Bezerra e André.Reprodução

O projeto foi idealizado por Grazi Gadia, uma artista plástica residente nos Estados Unidos, e esposa de Dr. Carlos Gadia, um médico neuro pediatra que dedicou sua vida ao estudo do autismo, tornando-se uma referência mundial nessa área.

Durante a pandemia, Grazi ministrou aulas online para seus alunos, onde incentivava os autistas a expressarem sua arte pintando os rostos de suas mães. O projeto ganhou uma dimensão significativa no Brasil e no mundo, e passou a ser registrado pelo fotógrafo Márcio Amaral, contando com a embaixadora Suzana Mion, esposa do apresentador Marcos Mion.

Grazi Gadia

Projeto

Ana Cláudia Bezerra, Joaquim Bezerra e o pequeno André foram convidados para fazer parte do projeto inspirador, que ganhou projeção global. Em um evento realizado no Brasil, conhecido como Tearteiro, André pintou o rosto de Ana Cláudia, sendo selecionado para fazer parte da edição do "Autism Whitout Mask" ou "Autismo sem Máscara".

"Somos um entusiasta do tema, com todo o envolvimento que temos na causa. E Ana Claudia tem se dedicado muito aos projetos sociais que envolvem o Autismo. Ficamos muito animados, por que esse projeto é algo que transcende a ARTE. Estimula a independência e autonomia, pois hoje tem autistas que já usam da arte suas fontes de rendas. Ana Claudia ficou muito emocionada, sobretudo por causa da evolução que o André teve , saindo de um autista severo e não verbal, para um autista leve e funcional! Com inumeras habilidades", contou Joaquim ao Lupa1.

Sobre os próximos passos desse projeto que transcende a arte, Joaquim revelou que Grazi, como autora, e Suzana Mion, como embaixadora, estão determinadas a levar a iniciativa para diversos eventos e oportunidades. Atualmente, o projeto já está presente em uma galeria de artes em São Paulo, mas os planos de expansão não vão parar.

Projeto "Autismo sem Máscara".Reprodução

Quanto aos planos da família em relação ao retorno ao Piauí, Joaquim esclarece que eles mantêm residência nos dois estados, e que sempre estão em Teresina.

"Levando o que temos de aprendizado e compartilhando os projetos tanto com a iniciativa privada como publica para cada vez mais potencializarmos o desenvolvimento do autismo no Piauí", disse.

Ao ser questionado sobre como ele encara a evolução de seu filho, Joaquim responde com uma mistura de fé, dedicação familiar e perseverança. "Acima de tudo, como uma grande mensagem de Deus, que nos escolheu para sermos promotores da esperança para as familias autistas!", frisou.

A história dessa família piauiense é uma prova inspiradora de que o amor, o engajamento e a determinação podem gerar resultados transformadores na vida de pessoas com autismo.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas