Especiais

Piauí tem sete ex-governadores vivos; saiba quem são e quando governaram

Dos que estão vivos, apenas um teve governo ainda na década de 80. Os demais estiveram no poder a partir dos anos 90.

24 de setembro de 2023 às 10:20
6 min de leitura

Em mais de 200 anos, o Piauí teve algumas dezenas de governadores. Figuras que chegaram ao governo da antiga capitania do Piauí, depois da província e por último do Estado. Muitos foram nomeados, vários foram eleitos pelo voto popular e outros eram vice e, por alguma razão, assumiram a titularidade dos mandatos.

Porém, dos tantos políticos que passaram pelo Executivo e marcaram seus nomes na história política do Estado, apenas sete estão vivos. Nesta publicação, vamos lembrar cada um desses ex-governadores. O governador Rafael Fonteles (PT), por ainda estar no cargo, não consta na relação.

Hugo Napoleão

Ex-governador Hugo Napoleão (Foto: Cláudio Araújo)

Dos sete ex-governadores vivos, Hugo Napoleão é aquele cuja chegada ao governo é a mais longínqua. Foi eleito pelo voto direito nas eleições de 1982 e tomou posse no começo de 1983. Ficou no poder pouco mais de três anos e renunciou em maio de 1986 para concorrer ao Senado, cargo para o qual foi eleito com expressiva votação.

Hugo ainda teve um segundo mandato no governo do Piauí. Foi empossado em novembro de 2001 após a cassação do então governador Mão Santa. Ele tinha sido segundo colocado na eleição e assumiu o mandato, que teve duração de pouco mais de um ano. Atualmente, Hugo Napoleão tem 79 anos e a última eleição que disputou foi em 2014.

Freitas Neto

Freitas Neto (Foto: Reprodução/TV Assembleia)

Antônio de Almendra Freitas Neto se elegeu governador do Piauí em 1990 ao derrotar o professor Wall Ferraz. Freitas governou de março de 1991 a abril de 1994, quando renunciou ao governo para disputar um mandato de senador, sendo eleito. Antes de chegar ao governo, ele foi prefeito de Teresina.

Atualmente, Freitas Neto tem 76 anos e a última eleição que disputou foi em 2006, sem lograr êxito.

Mão Santa

Mão Santa (Foto: Andressa Martins/Lupa1)

Francisco de Assis de Moraes Souza, o Mão Santa, governou o Piauí por dois mandatos seguidos. Se elegeu a primeira vez para o Palácio de Karnak em 1994, numa campanha em que iniciou totalmente desacreditado e conseguiu uma virada histórica contra seu oponente Átila Lira. Com a mudança na legislação que permitiu a reeleição para cargos executivos, ele foi reeleito governador em 1998.

Em novembro de 2001, teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) numa ação movida pelo então senador Hugo Napoleão, que tinha perdido a eleição de 1998 por uma diferença de apenas 23 mil votos. Tirado do governo, Mão Santa disputou um mandato de senador em 2002 e foi eleito. Atualmente, tem 80 anos e é prefeito da cidade de Parnaíba, já no segundo mandato seguido.

Wellington Dias

Wellington Dias (Foto: Eduardo Amorim/Lupa1)

José Wellington Barroso de Araújo Dias detém a marca de ser o único a governar o Piauí quatro vezes. Se elegeu pela primeira vez em 2002 e foi reeleito em 2006. Após se eleger senador em 2010 e exercer quatro anos de mandato no Senado, voltou a vencer a eleição para governador em 2014 e foi reeleito em 2018. Wellington tem atualmente 61 anos e é senador da República pela segunda vez.

Está licenciado do mandato no Senado porque assumiu, em janeiro deste ano, o comando do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Lula (PT).

Wilson Martins

Wilson Martins (Foto: Eduardo Amorim/Lupa1)

Wilson Nunes Martins, natural de Santa Cruz do Piauí, chegou ao governo do Estado em abril de 2010. Wilson era vice-governador e assumiu o mandato após o então governador Wellington Dias renunciar ao cargo para disputar a eleição de senador. Sentado na cadeira, Wilson disputou a reeleição naquele mesmo ano e foi eleito para um mandato de quatro anos à frente do governo estadual.

Ele tem atualmente 70 anos e é primeiro suplente de deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Zé Filho

Ex-governador Zé Filho (Reprodução/Site Fiepi)

Antônio José de Moraes Souza Filho, o Zé Filho, governou o Piauí por apenas nove meses, de abril a dezembro de 2014. Ele era vice-governador e assumiu o mandato quando o então titular Wilson Martins renunciou para disputar o cargo de senador. Naquele mesmo ano ele tentou a reeleição, mas não foi eleito.

Zé Filho tem atualmente 53 anos e sua última disputa eleitoral foi em 2018, quando não conseguiu se eleger deputado estadual.

Regina Sousa

Regina Sousa (Foto: Eduardo Amorim/Lupa1)

Maria Regina Sousa também governou o Piauí por apenas nove meses, de abril a dezembro de 2022. Ela era vice-governadora de Wellington Dias e assumiu o mandato quando ele renunciou para concorrer ao Senado. Diferente dos demais que assumiram o governo depois da renúncia do titular, Regina não disputou a reeleição.

Hoje com 73 anos, ela é secretária de Assistência Social na gestão de Rafael Fonteles, seu sucessor no Palácio de Karnak.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas