Especiais

MDB deve enfrentar o PT em pelo menos oito cidades importantes do Piauí

Dois maiores partidos da base do governo vão estar em palanques diferentes em algumas das principais cidades do estado.

08 de outubro de 2023 às 11:50
7 min de leitura

Os dois principais partidos da base aliada do governador Rafael Fonteles (PT) tendem a se enfrentar em vários municípios do Piauí nas eleições de 2024. E esse confronto deve acontecer em algumas das cidades mais importantes do estado.

Embora haja um esforço do governador para que os partidos da sua base estejam unidos nos palanques municipais, o consenso não vai acontecer em municípios considerados estratégicos. Em alguns deles, o nível de acirramento entre as siglas é grande.

São Raimundo Nonato

Faltando um ano para a eleição, PT e MDB já têm pré-candidatos lançados em São Raimundo Nonato. O PT, partido da atual prefeita Carmelita Castro, recém-filiada à sigla, vai apostar no designer stylist Isaías Neto para prefeito. Ele é sobrinho da prefeita.

Isaías Neto, do PT x Rogério Castro, do MDB (Foto: Montagem/Lupa1/Redes Sociais)

Já o MDB, que apoiava a gestão de Carmelita e rompeu há alguns meses, vai ter como candidato o atual vice-prefeito Rogério Castro, primo do senador Marcelo Castro, presidente do partido no Piauí. Desde que romperam, os dois grupos trocam acusações frequentes.

Esperantina

Outra cidade onde MDB e PT devem se enfrentar é Esperantina, na região Norte do Piauí. Historicamente, as duas siglas nunca se cheiraram no município. O MDB aposta na reeleição da prefeita Ivanária Sampaio, mulher do vice-governador Themístocles Filho.

Ivanária, do MDB x Vilma, do PT (Foto: Montagem/Lupa1/Redes Sociais)

Se o MDB quer reeleger Ivanária, o PT quer voltar à Prefeitura. O partido, que várias vezes venceu eleições na cidade, pretende apostar numa candidatura da ex-prefeita Vilma Amorim, que tem forte apoio da direção estadual da sigla. A intenção do PT é tirar do poder o grupo do vice-governador em Esperantina.

Miguel Alves

Em Miguel Alves, o atual prefeito Veím da Fetraf trocou o Progressistas pelo MDB em novembro de 2022 e vai buscar a reeleição em 2024. No dia em que se filiou ao partido, na sede do MDB em Teresina, o prefeito ouviu do senador Marcelo Castro e de vários deputados que terá total apoio do partido em sua reeleição.

Veím da Fetraf, do MDB x Oliveira Jr. do PT (Foto: Montagem/Lupa1)

Veím da Fetraf deverá ter como adversário o ex-prefeito Oliveira Júnior (PT), pai do deputado estadual Oliveira Neto (PT). Nas eleições de 2020 o petista perdeu a disputa para Veim mesmo estando na prefeitura. Apesar do fracasso na reeleição, ele vai tentar voltar ao poder em 2024.

Altos

Na cidade de Altos, a 7ª mais populosa do Piauí, haverá outro confronto agitado entre PT e MDB. O atual prefeito Maxwell da Mariínha (MDB) vai disputar a reeleição em 2024. Nas eleições de 2020, ele venceu justamente um candidato do PT numa disputa acirrada.

Warton, do PT x Maxwell, do MDB (Foto: Montagem/Lupa1)

Dessa vez, o adversário de Maxwell deverá ser o deputado estadual Warton Lacerda (PT), marido da ex-prefeita Patrícia Leal, que governou a cidade de 2013 a 2020. Warton é suplente em exercício na Assembleia Legislativa e quer retomar o comando da prefeitura ao seu grupo.

Campo Maior

Em Campo Maior, o atual prefeito Joãozinho Félix é filiado ao MDB, embora não tenha apoio dos caciques do partido no Piauí. Há possibilidade dele deixar a sigla até 2024, mas o gestor ainda não bateu o martelo sobre seu futuro partidário. Se permanecer, vai tentar a reeleição pelo MDB.

Joãozinho, do MDB x Paulo Martins, do PT (Foto: Montagem/Lupa1)

O adversário de Joãozinho Félix será o ex-prefeito Paulo Martins (PT). Martins estava filiado ao Solidariedade, onde disputou e perdeu a eleição para deputado estadual em 2022. Para viabilizar sua pré-candidatura a prefeito de Campo Maior, ele retornou ao PT em julho deste ano.

Piracuruca

Em Piracuruca, a 208 km de Teresina, a previsão também é de confronto entre PT e MDB. O atual prefeito Assis Mãozinha deixou o PSD e se filiou ao PT em julho deste ano. Ele vai para a reeleição em 2024 agora como petista e com apoio da direção estadual do partido.

Marcelo, do MDB x Assis Mãozinha, do PT (Foto: Montagem/Lupa1)

Para enfrentar Mãozinha, o MDB aposta no empresário Marcelo Mendes, conhecido como Marcelo da PAC. Mendes já está em pré-campanha no município e conta com apoio empolgado de emedebistas como o deputado João Mádison e o senador Marcelo Castro.

Floriano

Na quinta maior cidade do Piauí, Floriano, o ex-vereador Bilú (MDB) garante que será candidato a prefeito em 2024. Ele ficou na segunda colocação na disputa pela prefeitura em 2020, com 9.742 votos, e diz que novamente vai disputar o comando do Poder Executivo municipal. Nas redes sociais, Bilú critica adversários que espalham que ele não será candidato, inclusive o PT.

Bilú, do MDB x Marcus Kalume, do PT (Foto: Montagem/Lupa1)

Bilú vai ter como um dos seus adversários o suplente de deputado estadual – atualmente no exercício do mandato – Marcus Vinícius Kalume (PT). Kalume tem forte apoio do Palácio de Karnak na disputa pela prefeitura e é apontado como principal nome da oposição para enfrentar o grupo do atual prefeito Antônio Reis.

Teresina

Na capital do Piauí, o PT já tem pré-candidato definido: será o deputado estadual Fábio Novo. Após vencer uma disputa interna no partido, ele foi oficializado como nome petista para a disputa municipal. O lançamento oficial de sua pré-candidatura aconteceu no sábado (7).

Mas o MDB também pretende ter candidato em Teresina. Embora tenha segmentos do partido que defendem aliança com o PT já no primeiro turno, a sigla tem dois pré-candidatos postos: o deputado estadual Henrique Pires e o médico cardiologista Paulo Márcio.

Henrique e Paulo Márcio pelo MDB x Fábio Novo, do PT

Henrique colocou o nome à disposição por conta própria e Paulo Márcio é uma aposta que o vice-governador Themístocles Filho tenta emplacar na disputa.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas