Direto ao Ponto

O Piauí e suas cinco balas de prata – 5ª parte

Quem viver, verá. Será ?

05 de novembro de 2022 às 08:48
3 min de leitura

Veja os artigos anteriores, sobre as quatro primeiras balas de prata com que conta o Piauí em seu importante arsenal para o crescimento. Estas balas serão utilizadas? Quem sabe? O futuro responderá. Porém, uma coisa se sabe: elas são poderosas e apresentam vulnerabilidades que tem de ser levadas em conta.A 5ª bala refere-se aos investimentos públicos e seu sensacional poderde indução. Um exemploesclareceráo poder desta bala.

Porto do Paraná.Foto: Cláudio Neves/Portos do Paraná

Há poucos anos atrás, presenciei no Karnak uma apresentação de consultores paulistas, especialistas em portos e comercio exterior. Indo direto ao ponto, os ditos consultores afirmaram que – nas condições atuais – a iniciativa privada não tinha o menor interesse em construir e administrar um porto no litoral piauiense. E, basicamente, devido aos pesados investimentos necessários a adaptação e ampliação (bombardeamento) do calado de seu porto.

Porém, se o poder público participasse com aproximadamente R$ 200 milhões – nos trabalhos de ampliação do calado, a iniciativa privada se interessaria em bancar os custos restantes de construção do porto e sua gestão, no longo prazo. E foram mais longe. O Brasil não tem nenhum porto especializado em exportação de animais vivos, demanda crescente originária de países árabes e mulçumanos, em particular. Assim, improvisa-se a exportação nos portos de Santos e Belém, com altos custos de embarque devido a inadequação das instalações portuárias. Aqui, uma das exigências é a disponibilidade de retroáreas, onde o gado deverá aguardar o respectivo embarque.

A construção de um porto especializado em gado vivo teria, certamente, um impacto formidável em toda a região Norte do Piauí, gerando inúmeras oportunidades de investimento privado no setor primário estadual. Esteé só um exemplo do poder multiplicadorque investimentos públicos podemexercer.

Existem muitos outros investimentos públicos indutoresdo desenvolvimento. No caso piauiense,o atrasoem saneamento básico é impressionante.Assim,induções públicas nesta área poderiater grande impacto, social e economicamente, além de expressiva geração de empregospermanentes e temporários.Este ésó mais um caminho vigoroso de crescimento.

Quem viver, verá. Ou não, como diria Caetano Veloso.

Veja também

O Piauí e suas cinco balas de prata - 1ª parte
O Piauí e suas cinco balas de prata - 2ª parte
O Piauí e suas cinco balas de prata - 3ª parte
O Piauí e suas cinco balas de prata - 4ª parte

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas