Direto ao Ponto

A bagunça dos espaços públicos em Teresina

A capital está mergulhando na deterioração de espaços como a Avenida Frei Serafim.

20 de agosto de 2023 às 15:33
2 min de leitura

A qualidade de vida nas maiores cidades é um tema inesgotável. A todo momento tem encontros, onde o assunto é colocado na mesa e debatido. Com frequência, a escassez de recursos para novos investimentos é usada para justificar o fracasso ou a lentidão com que problemas são enfrentados. Não restam dúvidas de que a desculpa, em parte, é correta. Porém, creio que a qualidade dos gestores é um fator ainda mais importante para a explicação do nível de mazelas enfrentadas pelas nossas maiores cidades.

Centro de Teresina. - Foto: Thiago Rodrigues/Lupa1

Em nossa capital, por exemplo, observa-se atualmente, uma clara deterioração dos espaços públicos. Assim, por exemplo, na avenida Frei Serafim, principal artéria da cidade, há um grande número de barracas de camelôs ali instaladas, impedindo o trânsito dos pedestres nas calçadas.

Avenida Frei Serafim - Thiago Rodrigues - Lupa1

Em várias praças e espaços públicos estão ocorrendo instalações de barracas onde se vende todos os tipos de mercadoria, especialmente alimentos. E tudo isto com ampla tolerância das autoridades municipais. A bagunça está se generalizando.

As dificuldades do mercado de trabalho não servem como justificativa para a inoperância das autoridades. O ex-prefeito Sílvio Mendes – justiça seja feita – enfrentou o problema com coragem, criando o Shopping popular da beira-rio.

Sílvio Mendes. - Foto: Gustavo Almeida/Lupa1

O subemprego é uma das grandes mazelas vividas pela nossa sociedade, em especial a parcela mais sofrida da população. Porém não pode justificar o desrespeito ao sagrado espaço público.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas