Dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial
Reforço, nesse dia especial de combate, que a hipertensão arterial é uma condição séria que requer atenção e cuidados contínuos.
Hoje, 26 de abril, é o dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial, uma oportunidade importante para aumentar a conscientização sobre essa doença silenciosa que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Como minha missão aqui no Coração 5.0 é informar, vamos entender mais sobre a hipertensão e como podemos combatê-la juntos!
Mas o que realmente é a hipertensão arterial? A hipertensão arterial, conhecida popularmente como pressão alta, é uma condição na qual a pressão do sangue nas artérias está persistentemente elevada.
Se não for controlada, a hipertensão pode aumentar o risco de doenças cardíacas, acidente vascular cerebral (AVC ou derrame), insuficiência renal e outras complicações graves.
Dentre os principais fatores de risco ou motivos para o aparecimento da hipertensão podemos citar hábitos de vida maléficos como o consumo excessivo de sal, dieta pouco saudável, falta de atividade física, tabagismo e consumo exagerado de álcool.
A genética e o histórico familiar aumentam a probabilidade de desenvolver a condição. Quanto a idade e sexo, a hipertensão é mais comum em adultos mais velhos e nos últimos anos têm se percebido um aumento da sua incidência em mulheres, embora afete pessoas de todas as idades e gêneros.
E como podemos prevenir e controlar? E aqui vai uma dica importante antes de finalizar, conscientização! Faça seu check-up, meça sua pressão regularmente. Em caso de diagnóstico, siga rigorosamente as recomendações médicas.
Dentre os cuidados, tenha uma alimentação saudável, reduza o consumo de sal, alimentos processados e gorduras. Opte por uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.
Mantenha sua atividade física regular, mantenha-se ativo! Exercícios aeróbicos, como caminhada, corrida, natação e ciclismo, podem ajudar a controlar a pressão arterial. Controle, se possível, o estresse.
Eu sei que somos sobrecarregados de atividades profissionais e pessoais, mas tenha momentos prazerosos e de lazer, pratique técnicas de relaxamento, como meditação ou ioga, para reduzir o estresse e a ansiedade.
Faça seus exames médicos regulares, para monitorar a pressão arterial e outros fatores de risco cardiovascular.
Utilize sua medicação. Se prescrito pelo seu médico, tome a medicação para hipertensão conforme indicado e não interrompa o tratamento sem orientação médica.
Reforço, nesse dia especial de combate, que a hipertensão arterial é uma condição séria que requer atenção e cuidados contínuos. Ao adotar um estilo de vida saudável e realizar exames médicos regulares, podem prevenir e controlar a pressão alta, protegendo assim nossa saúde. Vamos nos unir na luta contra a hipertensão e cuidar do nosso coração juntos!
Dr. Jocerlano Sousa
Cirurgião cardiovascular
CRM - PI 3412
RQE 1579
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .