Perder peso, por que parece difícil?
Existem várias dificuldades que podem interferir nesse processo, mas sempre há possibilidade de ajuda e tratamento.
Perder peso pode ser um desafio significativo para muitas pessoas, e eu vejo isso diariamente no consultório. Existem várias dificuldades que podem interferir nesse processo e é importante saber que sempre há uma possibilidade de ajuda e tratamento. Aqui trago os três motivos principais que julgo importante detalhar.
Inicialmente e mais importante, considero o estilo de vida inadequado e o pouco interesse, pois hábitos como dormir mal, pular refeições ou consumir mais calorias do que se gasta podem comprometer os esforços de emagrecimento, tornando o processo de fato mais difícil; além disso, muitas pessoas não tem a iniciativa para o primeiro passo: reconhecer que precisa mudar e querer se ajudar para viver mais e melhor. Preciso citar também as alterações como desregulações hormonais aonde condições como hipotireoidismo ou síndrome do ovário policístico podem afetar o metabolismo e a distribuição de gordura, dificultando a perda de peso; identificando algum distúrbio, precisamos ter um tratamento direcionado.
E por último, não menos importante, e também bastante frequente, temos a saúde mental. Problemas como estresse, depressão e ansiedade podem reduzir a motivação para se exercitar e seguir uma dieta saudável, levando a hábitos alimentares prejudiciais.
Até concordo que mudar muitas vezes requer esforço, compromisso e dedicação, mas absolutamente nada é tão gratificante quanto manter um corpo saudável e uma mente tranquila, na certeza da prática de hábitos e costumes saudáveis. Comece!
Dr. Jocerlano Sousa
Cirurgião cardiovascular
CRM - PI 3412
RQE 1579
A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .