Saúde

HUT passa a contar com o Programa de Cuidados Paliativos no SUS

O hospital preencheu alguns critérios do Ministério da Saúde.

19 de dezembro de 2022 às 17:09
2 min de leitura

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), passou a fazer parte do Programa de Cuidados Paliativos no SUS. O HUT foi à unidade da rede que preencheu os critérios de seleção do Ministério da Saúde nos seguintes grupos de serviços: atenção hospitalar e atenção domiciliar.

Já o Centro de Saúde Lineu Araújo vai ser inserido na atenção ambulatorial especializada.

O programa é uma parceria entre a Fundação Municipal de Saúde (FMS), Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e o Hospital Sírio-Libanês que conduzirá o projeto por 10 meses.

O hospital passará a contar com o programaAscom

O projeto será dividido em quatro etapas: alinhamento, diagnóstico, plano de ação e monitoramento.

Sobre a parceria

A parceria é importante para o HUT, e o projeto vai melhorar a satisfação do paciente e cuidador com o cuidado centrado no paciente e não só na doença, contando também com uma menor utilização de recursos do sistema de saúde.

A equipe do Sírio-Libanês fará a consultoria de maneira híbrida e vai alternar atividades presenciais e online para melhorar as práticas assistenciais.

Os cuidados paliativos são importantes para promover qualidade de vida para os pacientes, diante de doenças que ameaçam a vida, através de prevenção e alívio do sofrimento por meio do tratamento da dor e outros sintomas, sejam eles físicos, psicossociais ou espirituais.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas