Curiosidades

Confira sete curiosidades sobre o Titanic, gigante que afundou na 1ª viagem

As histórias e curiosidades em torno desse famoso navio oferecem um vislumbre de uma era passada

20 de junho de 2023 às 17:13
3 min de leitura

O Titanic, o famoso navio que naufragou em sua viagem inaugural em 1912, continua a intrigar e fascinar as pessoas até os dias de hoje. Conhecido por sua grandiosidade e trágica história, o Titanic está repleto de curiosidades interessantes que muitos podem desconhecer. Vamos explorar algumas delas:

Foto: Pixabay

  • Tamanho e luxo: Na época de seu lançamento, o Titanic era considerado o maior navio de passageiros do mundo. Com aproximadamente 269 metros de comprimento e 53 metros de altura, o navio era uma verdadeira maravilha da engenharia. Ele também ostentava um interior luxuoso, com quartos suntuosos, salões elegantes e até mesmo uma piscina a bordo.
  • Divisão de classes: O Titanic possuía uma estrutura social bem definida, com diferentes classes de passageiros. A primeira classe desfrutava de todo o conforto e luxo disponível, incluindo áreas exclusivas e serviço de primeira qualidade. Já a terceira classe tinha acomodações mais simples, porém ainda superiores às condições de viagem da época.
  • Artefatos valiosos: A bordo do Titanic, havia uma grande quantidade de objetos valiosos e de luxo. Acredita-se que o valor total dos pertences perdidos no naufrágio ultrapasse os 120 milhões de dólares em valores atuais. Entre os itens estavam joias, obras de arte, móveis finos e até mesmo um carro de luxo.
  • Passageiros famosos: Várias personalidades conhecidas embarcaram no Titanic, incluindo empresários, políticos e celebridades da época. Um dos passageiros mais notáveis era John Jacob Astor IV, um dos homens mais ricos do mundo naquela época. Infelizmente, ele não sobreviveu ao naufrágio.
  • Iceberg: O iceberg que colidiu com o Titanic era imenso e representava um grande perigo. Acredita-se que a colisão tenha ocorrido por volta das 23h40 do dia 14 de abril de 1912. A temperatura naquela noite era excepcionalmente baixa, o que pode ter contribuído para a dificuldade de avistar o iceberg a tempo.
  • Equipe de salva-vidas: Apesar de sua imponente presença, o Titanic não possuía coletes salva-vidas suficientes para todos a bordo. Havia apenas cerca de 1.178 coletes disponíveis, o que era insuficiente para os mais de 2.200 passageiros e tripulantes. Essa falta de equipamento de segurança foi um fator que contribuiu para o alto número de vítimas.
  • Sobreviventes e vítimas: Dos mais de 2.200 passageiros e tripulantes a bordo do Titanic, apenas cerca de 710 sobreviveram ao naufrágio. A maioria dos sobreviventes eram mulheres e crianças, enquanto muitos homens perderam a vida. Esse trágico evento se tornou um marco na história da navegação e da segurança marítima.

O Titanic continua a ser um dos eventos mais marcantes da história marítima, despertando curiosidade e emoção nas pessoas. As histórias e curiosidades em torno desse famoso navio oferecem um vislumbre de uma era passada e nos lembram da fragilidade humana diante das forças da natureza.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas