Política

Políticos piauienses parabenizam desembargador Carlos Brandão por indicação ao STJ

Nesta terça-feira (27), foi anunciado que o presidente Lula indicou o desembargador para o cargo de ministro do Supremo Tribunal de Justiça.

27 de maio de 2025 às 22:58
5 min de leitura

A indicação do desembargador federal Carlos Augusto Pires Brandão ao cargo de ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, gerou uma onda de manifestações públicas de apoio nas redes sociais, especialmente entre políticos do Piauí, estado de origem do magistrado.

Políticos parabenizam Carlos Brandão - Foto: Montagem Lupa1

Entre os primeiros a se pronunciar esteve o governador Rafael Fonteles (PT), que utilizou seu perfil oficial no X (antigo Twitter) para parabenizar o desembargador e destacar sua trajetória.

“O Dr. Carlos Brandão é um magistrado competente, experiente e com grande sensibilidade social. Sua trajetória de vida orgulha todo o povo piauiense”, afirmou.


Ciro Nogueira

O senador Ciro Nogueira (PP), mesmo sendo de oposição ao governo federal, também se juntou às manifestações de apoio, elogiando a escolha. Ele também celebrou o fato de um conterrâneo ocupar um dos mais altos cargos do Judiciário nacional.

“É mais um grande jurista piauiense reconhecido por sua competência. Certamente é um dos mais preparados magistrados brasileiros de sua geração”, disse.


Marcelo Castro

Já o senador Marcelo Castro (MDB) destacou o simbolismo da indicação para o Piauí.

“Parabenizo o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão por sua indicação ao STJ feita pelo presidente Lula. Uma escolha que honra o Piauí e valoriza a competência dos nossos conterrâneos. Que sua trajetória siga fortalecendo a Justiça em nosso país”.


Wellington Dias

Quem também ocupou as redes para comentar a nomeação foi o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), que agradeceu ao presidente Lula pela indicação e afirmou que o Brasil ganha um ministro preparado para a função.

“Escolhas como essa nunca são simples, mas posso afirmar com convicção: o Brasil ganha um ministro do STJ profundamente preparado, com vasta experiência, sólida trajetória de defesa da segurança jurídica, da democracia e do desenvolvimento com justiça social e sustentabilidade”, escreveu.


Após eles, já são dezenas de postagens de deputados federais, estaduais e até prefeitos, como é o caso de Jôve Oliveira, prefeita de Piripiri.


Escolha após meses de expectativa

A nomeação de Carlos Brandão encerra um processo que se estendeu por mais de seis meses. Desde outubro do ano passado, o STJ havia encaminhado ao presidente Lula uma lista tríplice com três nomes da Justiça Federal para preencher uma das duas vagas abertas na corte. Além de Brandão, concorriam as desembargadoras Daniele Maranhão Costa (TRF-1) e Marisa Ferreira dos Santos (TRF-3). O nome do piauiense, no entanto, era considerado o favorito nos bastidores do Planalto.

Carlos Brandão - Foto Tribunal Regional Federal

Carlos Brandão ocupará uma das cadeiras destinadas à magistratura federal, conforme estabelece a composição do STJ, que conta com 33 ministros oriundos de diferentes ramos do Judiciário e do sistema de Justiça.

Antes de assumir o cargo, o desembargador passará por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e precisará ser aprovado em plenário. A expectativa, no entanto, é de uma aprovação tranquila, dada a articulação política já consolidada em torno de seu nome.

Perfil

Natural de Teresina, Carlos Brandão se formou em Engenharia Elétrica pela UFMG (1986) antes de se tornar bacharel em Direito pela UPFI, em 1993. Fez especialização na Universidade Zaragoza (2015), na Espanha, e é doutor em Ciências Jurídicas pela UFPB (2019).

Ele foi advogado da União, promotor de Justiça no Piauí (1996) e ingressou na magistratura federal em 1997. Em 2015, foi empossado desembargador do TRF-1, no qual presidiu a Comissão de Jurisprudência e de Gestão de Precedentes e coordenou os Juizados Especiais Federais.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas