Política

Marcelo Castro diz que seu grupo foi excluído por Hélio Isaías e Carmelita

Senador justificou rompimento político em sua terra natal e afirmou que pré-candidato do MDB está preparado para ser prefeito.

26 de agosto de 2023 às 10:25
4 min de leitura

O senador Marcelo Castro (MDB) falou em entrevista ao Lupa1 nesta sexta-feira (25) sobre o rompimento político do grupo dele com a prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, e o marido dela, o deputado estadual Hélio Isaías (PT). De acordo com o senador, o afastamento aconteceu porque Hélio Isaías e Carmelita sempre excluíram seu grupo de toda e qualquer articulação política.

Grupo de Marcelo vai enfrentar o casal Hélio e Carmelita em São Raimundo Nonato

Marcelo citou ainda que os ex-aliados já fecharam com outros deputados federais para 2026, não procurando em momento algum o deputado federal Castro Neto (MDB), filho dele.

"O que nós sentimos é que o nosso grupo político foi excluído das articulações políticas do deputado Hélio e da prefeita Carmelita. Eles já têm candidato a deputado federal, que é o Merlong e o Zé Santana. Nunca sentaram com a gente, eu é que procurava. Eles nunca nos procuraram para nenhum diálogo. Então nos excluíram. Se fomos excluídos, vamos fazer o nosso trabalho", justificou o senador.

O grupo de Marcelo Castro em São Raimundo Nonato foi decisivo para as duas eleições vencidas por Carmelita, em 2016 e em 2020. Com o rompimento, o MDB vai lançar o vice-prefeito Rogério Castro, primo de Marcelo, para enfrentar o candidato de Carmelita e Hélio em 2024.

Marcelo com o primo e aliado Rogério Castro

Para Marcelo, Rogério se preparou para ser candidato e está no ponto para ser prefeito.

"Esperamos que o povo de São Raimundo Nonato reconheça o que nós temos feito pela cidade. O que nós queremos é o melhor para a cidade. O Rogério é um pré-candidato que se preparou ao longo de muitos anos, é uma pessoa amadurecida, é bem quisto, é bem relacionado e bem conceituado. As pessoas têm admiração, respeito e amizade por ele e eu acho que o povo de São Raimundo sente que se o Rogério vier a ser o prefeito a administração estará em mãos seguras", comentou.

O estopim para o racha foi a decisão de Carmelita de escolher o stylist Isaías Neto como candidato a prefeito, preterindo o vice Rogério Castro e outros nomes do grupo. Isaías, que nas redes sociais se apresenta como Izi Vieirah, é sobrinho do deputado Hélio Isaías e nunca disputou um mandato eletivo.

Stylist Isaías Neto é o pré-candidato da prefeita Carmelita (Foto: Reprodução/Instagram)

Base de Rafael dividida

Questionado sobre o fato dos dois grupos, o dele e o de Hélio Isaías, serem da base aliada do governador Rafael Fonteles (PT), o senador afirmou que a regra estabelecida pelo chefe do Palácio de Karnak é que onde houver dois candidatos da base, ele não irá interferir.

"A regra que o Rafael tem estabelecido e que nós concordamos plenamente é que no município que tiver dois candidatos da base, ele não interferirá [na eleição]. É o melhor dos mundos pra ele: se dois candidatos ou três candidatos são do lado do Governo, qualquer um que ganhar é do lado do Governo", disse o senador em tom sorridente.

Desde o rompimento com Carmelita, o grupo ligado ao senador Marcelo Castro se aproximou da família Ferreira, principal bloco de oposição na cidade e um dos clãs políticos mais tradicionais da região. Os Ferreiras já governaram São Raimundo por vários mandatos.

Veja e entrevista de Marcelo Castro:

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas