Política

​Maia Filho e Geraldo Alckmin apresentam projeto de descarbonização no Piauí

Plano de negócios busca explorar a relação entre o Programa Mover e a indústria de hidrogênio verde no estado.

10 de janeiro de 2024 às 21:03
2 min de leitura

O Superintendente de Desenvolvimento Econômico do Piauí, Maia Filho, nessa terça-feira com o o vice-presidente e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, em Brasília. Na ocasião, foi apresentado o plano de trabalho que propõe o Piauí como incubadora do Programa Nacional de Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que será implementado nas Zonas de Processamento de Exportação (ZPE), em Parnaíba.

Maia Filho e Geraldo Alckmin - Foto: Divulgação

O programa Mover tem o obejtivo de promover o desenvolvimento da mobilidade verde no Brasil através de incentivos fiscais e financeiros para a produção e utilização de veículos elétricos, híbridos e a hidrogênio. Este plano de negócios busca explorar a relação entre o Programa Mover e a indústria de hidrogênio verde no Piauí.

O projeto também visa promover a expansão de investimentos em eficiência energética, incluir limites mínimos de reciclagem na fabricação dos veículos e cobrar menos imposto de quem polui menos, criando o IPI Verde.

Por meio desses incentivos às empresas que atuam na indústria de hidrogênio verde no Piauí poderão trabalhar na produção de veículos a hidrogênio, esses veículos são mais eficientes e menos poluentes do que os veículos tradicionais, e na produção de componentes de veículos a hidrogênio verde, como tanques de armazenamento, células de combustível e sistemas de propulsão.

“Apresentamos nosso plano de negócios para o Piauí ser contemplado com o projeto Mover, que consiste na descarbonização, a despoluição, no estímulo à energia limpa. Então, como o Piauí é um grande celeiro de hidrogênio verde, podemos ter um potencial de produção, de industrialização, da nossa ZPE. Vamos criar um grupo de trabalho com a universidade, com representantes do ministério, do governo do Estado e iniciativa privada”, declara Mainha.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas