Tony Trindade

Gestos importam, mas não são cruciais

Dr Pessoa tem surpreendido eleitores no início de mandato mas precisa fazer gestão eficiente.

11 de janeiro de 2021 às 13:20
2 min de leitura

Em quase todo início de administração, alguns gestores chamam atenção por determinados gestos que adotam para causar impacto ou provocar uma repercussão. Muitos são positivos e bem recebidos pela maioria da população.

Em Teresina, o novo prefeito Dr. Pessoa (MDB) foi de carro aberto para a Prefeitura no primeiro dia útil do seu governo. Percorreu ruas da capital em um carro popular modelo Strada, ano 2015, de propriedade dele mesmo. É o carro que Pessoa tem usado nesses últimos anos. Trata-se de um gesto para mostrar simplicidade, desprendimento do luxo, da pompa e do status de poder, características tão comuns a gestores públicos.

DR Pessoa e veículo Strada AsCom

O gesto de Dr. Pessoa, que reconhecidamente nunca foi de luxo ou de riqueza, é, de certo modo, interessante. Porém, não será o comportamento simples e desprendido que vai ser decisivo na hora de se avaliar sua gestão.

Mais do que adotar comportamentos "do povão", é necessário ser um gestor eficiente, realizador e que consiga dar resolutividade aos problemas da cidade. De nada vai adiantar ser um gestor com características simples se a gestão não funcionar.

Se Dr. Pessoa decepcionar os teresinenses, ninguém levará em conta o fato dele ter chegado à Prefeitura em carro aberto ou qualquer outro ato de simplicidade semelhante. Se a administração dele não der conta do recado, o jeito simples não irá compensar.

Em política, devemos, sim, condenar o luxo, a pompa, os eventos finos longe da realidade das pessoas e o extravio com regalias. No entanto, o que vale no final da história é a qualidade da gestão. Os gestos até importam, mas não são eles que definem um bom gestor.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas