Política

Diretório municipal aprova por unanimidade filiação de pré-candidatos de mandato no PT

Vereadores Venâncio Cardoso (PSDB), Gustavo de Carvalho (PSDB) e Joaquim Caldas (MDB) terão até o dia 7 para se filiarem; chapa será anunciada dia 13.

29 de fevereiro de 2024 às 18:57
2 min de leitura

O diretório municipal do Partido dos Trabalhadores se reuniu nesta quinta-feira (29) para discutir a filiação de pré-candidatos de mandato ao PT e a participação deles na chapa proporcional do partido. Além de membros do diretório, estiveram presentes o presidente do PT em Teresina, Cícero Magalhães, e os vereadores petistas Deolindo Moura e Dudu.

Membros do diretório municipal reunidos da sede local do partido. Foto: Júnior Santos / Lupa1

Dentre as deliberações está a de que, para participar da chapa, pré-candidatos do PT tem que ter obtido no mínimo 800 votos nas eleições de 2022.

“Aprovamos que quem tiver menos de 800 votos na última eleição não vai ter como ser candidato pelo PT, é de 800 votos para cima. Também nós aprovamos que, por unanimidade da direção, que o PT vai receber alguns nomes que têm mandato, nesse momento será conversado com eles até o dia 7 para confirmarem se ou não se vem e dia 13 nós vamos estar tornando público a nossa chapa de candidatos e candidatas a vereadoras e vereadores de Teresina”, falou Cícero Magalhães.

Os nomes de mandato citados por Cícero são os vereadores Venâncio Cardoso (PSDB), Gustavo de Carvalho (PSDB) e Joaquim Caldas (MDB). Os vereadores sofreram resistência no partido porque “petistas raíz” acreditam que os parlamentares retiram possibilidade de disputa de antigos filiados do PT.

Venâncio Cardoso, Gustavo de Carvalho e Joaquim Caldas. Foto: Montagem / Reprodução.

O vereador Dudu também destacou a deliberação que trata sobre membros do diretório petista que votam diferente do consenso partidário. O vereador diz que esses filiados serão afastados do diretório.

“Chegamos aqui a deliberações importantes, votamos uma resolução que trata sobre fidelidade de dirigentes partidários que estão votando fora do partido, serão afastados automaticamente”, disse.

Vereador Dudu - Foto: Laura Cardoso/ Lupa1

Sobre os pré-candidatos com menos de 800 votos, que ficaram de fora da estratégia proporcional desse ano, Dudu diz que eles ainda podem buscar consenso para uma candidatura coletiva.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas