Política

Decisão sobre Lula atrapalha planos de Ciro Nogueira no Piauí

Lula em palanque no Piauí, na condição de candidato, é tudo que o senador não quer.

09 de março de 2021 às 08:37
4 min de leitura

A decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de anular as condenações do ex-presidente Lula (PT) na Lava Jato e torná-lo elegível novamente produz reflexos em vários cenários políticos. Ainda é cedo para se fazer projeções sobre eventual sucesso eleitoral do lulismo em 2022, visto que o antipetismo no país é muito forte e a polarização pode, eventualmente, acabar favorecendo o espectro bolsonarista.

Senador Ciro Nogueira, do Piauí (Foto: Moreira Mariz/Agência Senado)

Porém, independentemente do desfecho na cena nacional, a volta de Lula ao jogo político já representa um balde de água fria nos planos de alguns caciques nos estados. No Piauí, a presença de Lula na campanha de 2022, sobretudo como candidato, é tudo que o senador Ciro Nogueira (Progressistas) não quer. Ainda que Lula não tenha êxito em eventual candidatura a presidente, é inegável a força política dele nos rincões do Piauí e do Nordeste.

Ciro Nogueira se elegeu senador duas vezes, em 2010 e em 2018, usando o nome de Lula em suas campanhas. Antes das eleições de 2018, ele disse que o petista “foi o melhor presidente da história do Brasil, principalmente para o Piauí e para o Nordeste”. Hoje aliado de Jair Bolsonaro e opositor do governador Wellington Dias (PT), Ciro trabalha para ser candidato em 2022, mas não contava, a essa altura, com a possibilidade de Lula disputar o Palácio do Planalto.

Crítico do governador do Piauí e do PT desde que rompeu politicamente com a gestão estadual no Piauí e se aliou a Bolsonaro, Ciro ainda não comentou publicamente e nem fez postagem sobre a decisão que coloca Lula no páreo. Ainda ontem (8), o senador foi procurado por este colunista para tecer algum comentário sobre a decisão de Fachin e consequentemente sobre o restabelecimento dos direitos políticos de Lula, mas não respondeu.

Em 2018, Ciro Nogueira usou nome de Lula em sua campanha de senador

Um palanque com Lula candidato a presidente e um aliado de Wellington Dias candidato a governador impõe, e muito, dificuldades no caminho de Ciro. Por mais que os defensores do senador tentem espalhar essa lógica ao contrário, todos sabem que não é o que ele pensa. Além disso, seria a primeira vez de Ciro num confronto direto com o PT, partido que ele nunca gostou, mas que sempre foi aliado nos últimos anos.

Também seria a ocasião inédita para os petistas, com o impulso de Lula e Wellington, descarregarem um acumulado de descontentamentos com a postura que Ciro adotou com o PT, desde quando abandonou Dilma Rousseff em 2016 e foi decisivo para derrubar a petista do Planalto. Os petistas nunca gostaram de Ciro e nem ele dos petistas, mas mantinham o casamento porque um dependia do outro no Piauí.

Se Lula conseguir manter os direitos políticos ativos até 2022 (o que pode não acontecer) e for candidato a presidente, o senador piauiense tem motivos para se preocupar com a viabilidade do seu projeto de poder no Piauí. Isso se ele permanecer do lado de Bolsonaro até lá, afinal de contas, Ciro Nogueira é Ciro Nogueira. Todos sabem que o senador não pestaneja na hora de pular de um barco caso este apresente sinais de que pode afundar.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas