Polícia

Rafael Fonteles promove 2 mil policiais em aniversário de 188 anos da PM-PI

O evento contou com a presença do comandante geral da polícia militar coronel Scheiwann Lopes e do secretario de segurança pública Chico Lucas.

26 de junho de 2023 às 07:50
4 min de leitura

A Polícia Militar do Piauí (PM-PI) promoveu neste domingo um evento cívico-militar em comemoração aos 188 anos da corporação. A solenidade foi realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) e contou com a presença do governador Rafael Fonteles, do secretário de Segurança Pública do Estado, Chico Lucas, e do comandante-geral da PM-PI, coronel Scheiwann Lopes. Durante o evento, 2.105 policiais, entre oficiais e praças, foram promovidos.

Evento contou com mais de 2 mil promoções.
Foto: Eduardo Amorim/Lupa1

"Um dia histórico não apenas pra Polícia Militar mas pra toda a sociedade piauiense, que obviamente anseia por mais segurança pública pelo resgate do clima de paz social que sempre caracterizou o nosso povo piauiense. A PM é fundamental nessa nossa estratégia de priorizar a segurança pública. Tanto os novos policiais que entraram num recorde histórico de nomeações no mesmo dia e também os antigos policiais que foram promovidos a gente espera que a nossa força policial ostensiva irá garantir índices de violência muito mais razoáveis e segurança para o nosso povo", contou.

Governador Rafael Fonteles.
Foto: Eduardo Amorim/Lupa1

O governador explicou que o Estado tem condições financeiras de receber os novos policiais e também promover os demais. Além disso, Rafael Fonteles frisou que todas as promoções irão não só beneficiar Teresina, mas todas as cidades do interior.

"As 224 cidades do estado do Piauí serão beneficiadas com o aumento do efetivo, certamente teremos uma tropa mais motivada, mais dedicada do que já o são e portanto o clima de segurança e a redução dos indicadores de violência é algo que nós iremos alcançar sem sombra de dúvidas", disse.

Segundo o secretário Chico Lucas, a solenidade serviu como um momento de honrar também aqueles que participam da corporação por longos anos.

"Além de oxigenar trazendo novos quadros é importante que a gente valorize os atuais. São pessoas que a longe de décadas se dedicam, as vezes com o sacrifício da família e da própria saúde. Afinal é um trabalho muito extenuante. Então um momento como esse seja muito valorizado", explicou.

Ainda de acordo com o secretário, neste ano ainda será realizado o maior aporte em recursos e tecnologia para a cobertura via rádio em todos os municípios piauienses, já a partir de agosto. O gestor falou ainda sobre a reforma das instalações de todos os grupamentos da polícia militar e a alocação de 600 novas viaturas para a corporação.

O comandante-geral da PM, cel. Scheiwann Lopes, destaca que a Polícia Militar, como uma instituição secular, precisa avançar e melhorar cada vez mais os serviços prestados à população. A nomeação dos mais de mil policiais é uma forma de reconhecer o trabalho desses homens e mulheres que garantem a paz social.

“São 188 anos de relevantes serviços prestados à população piauiense. Nossos ancestrais fizeram o máximo e deram o melhor de si para chegarmos até aqui, nossa obrigação é manter essa tradição, melhorar e avançar cada vez mais. Por isso, essa valorização do governador e do secretário da Segurança com nossa tropa, mais de 2.100 policiais militares entre oficiais e praças serão promovidos hoje. Então, o aniversário da Polícia Militar, quem ganha é a sociedade piauiense”, enalteceu o comandante.

Confira mais fotos do evento

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas