Polícia

Caso Potiguar: famílias de jovens assassinados pedem justiça um ano após crime

O dono do Frango Potiguar e seu primo respondem em liberdade e são acusados de assassinar os adolescentes Anael e Luian.

15 de novembro de 2022 às 12:05
5 min de leitura

Exatamente há um ano atrás os jovens Luian Ribeiro de Oliveira e Anael Natan Colins Souza da Silva, de 16 e 17 anos, foram encontrados mortos no povoado Anajás, localizado na zona rural de Teresina. Luian completaria se estivesse vivo 17 anos de idade nesta terça-feira (15), feriado da Proclamação da República.

A manifestação percorreu quarteirões do bairro em que os garotos moravam.
Foto: Eduardo Amorim/Lupa1

Em homenagem aos jovens familiares e amigos das vítimas organizaram uma manifestação e clamaram por Justiça após os réus confessos do crime, o empresário João Paulo, dono do Frango Potiguar e seu primo, o advogado Guilherme de Carvalho Gonçalves, terem suas prisões revogadas em uma decisão judicial.A manifestação aconteceu na praça do Planalto Uruguai, local em que os jovens, de acordo com os amigos e familiares, costumavam se divertir jogando bola e vendo os amigos. Os presentes no ato se vestiram de branco e levaram cartazes em memória dos jovens Anael e Luian.

Pai e mãe do jovem Luian.
Foto: Eduardo Amorim/Lupa1

Em entrevista ao Lupa1a mãe do jovem Luian, Maria da Cruz, relatou que a caminhada teve como objetivo buscar Justiça aos jovens que tiveram seus sonhos interrompidos. “A dor que estou passando eu não desejo a mãe nenhuma. É por isso que fizemos essa homenagem, em prol da Justiça”, suplica Maria da Cruz. Os pais e mães dos jovens se emocionaram durante homenagem, que reuniu dezenas de pessoas.

Maria da Cruz, mãe de Anael.
Foto: Eduardo Amorim/Lupa1

O que diz o juiz

A decisão judicial que permitiu a soltura dos acusados da morte dos jovens Anael e Luian foi emitida pelo juiz Antônio Reis de Jesus Nollêto, da 1ª Vara do Tribunal Popular do Júri. De acordo com o magistrado João Paulo e Guilherme de Carvalho não demonstram perigo para sociedade, justificando que os criminosos não haviam praticado outro delito.

João Paulo e Guilherme
Acervo Pessoal

O advogado Lúcio Tadeu, responsável pela defesa de João Paulo e Guilherme de Carvalho, afirmou no começo do ano que a dupla assumiu a autoria do crime. De acordo com Lúcio os acusados decidiram executar os jovens após uma suposta ameaça das vítimas.

Relembre o crime

Anael eLuiandesapareceram no dia 13 de novembro de 2021 após saírem para um aniversário de 15 anos que foi realizado naSkinado Caranguejo, bar localizado no Planalto Uruguai. Os jovens foram encontrados em estado de decomposição dois dias depois em um crime que chocou a capital.

Luian Oliveira e Anael Natan
Reprodução/Redes Sociais

As investigações apontam que o delegado Barêtta, diretor geral do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoas (DHPP), apurou que os jovens foram mortos após pularem a residência do tio de João Paulo. De acordo com o delegado Anael e Luian entraram na residência para tentar entrar em uma festa que estava acontecendo ao lado da residência.

Em seguida Guilherme de Carvalho, que estava na residência no momento em que os jovens foram revelados por cachorros, saiu e entrou em uma luta corporal com os jovens. Guilherme contou com a ajuda do seu pai, o também advogado Francisco das Chagas.

Os jovens foram imobilizados e, logo em seguida, João Paulo foi acionado e chegou à residência em uma caminhonete e com a arma usada no crime. Os primos então levaram Anael e Luian para o povoado Anajás, os colocaram de joelho e executaram os jovens com tiros na cabeça.

Veja também

Jovens desaparecidos são encontrados em avançado estado de decomposição em Teresina
Dono do restaurante Frango Potiguar confessa ter matado adolescentes em Teresina
Familiar de João Paulo também teria participado na execução de adolescentes
Cunhado afirma que dono do Frango Potiguar e primo executaram adolescentes
CASO POTIGUAR: CONFIRA O TRAJETO FEITO PELOS ADOLESCENTES ATÉ O MOMENTO EM QUE FORAM MORTOS

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas