Municípios

Dr. Pessoa entrega títulos de terra para moradores do povoado Santa Teresa

Ato marca a entrega dos primeiros Títulos de Domínio que transfere em definitivo a terra da União para os ocupantes.

18 de setembro de 2022 às 13:30
5 min de leitura

A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (Eturb), em parceria com a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Piauí (Incra-PI), realizou neste domingo (18) a entrega de Títulos de Domínio para moradores das comunidades Vale do Aroeira e Serra do Gavião, localizadas na gleba Santa Teresa, zona rural de Teresina.

O ato marca a entrega dos primeiros Títulos de Domínio que transfere em definitivo a terra da União para os ocupantes que exploram e vivem na gleba Santa Teresa.

Moradora recebendo o título de terra
Laura Cardoso/ Lupa1

Maria José Soares Cardoso, moradora da comunidade Serra do Gavião, recebeu o documento nesta manhã e contou aoLupa1 sobre o sentimento de ser donada terra. Dona Maria detalhou a sua chegada no local e as dificuldades enfrentadas neste caminho.

"Estamos alegres, satisfeitos porque foi uma conquista muito difícil, mas vencemos em nome de Jesus. A Serra do Gavião é uma carta histórica. Nós não tínhamos onde morar. Meu esposo saiu atrás de terra e encontrou essa área aqui em cima da serra, que não produzia nada. Até a vizinhança dizia que a Serra do Gavião só tinha cobra e carrapato. Quem era que ia morar lá? Mas aí vieram 15 famílias e o INCRA fez reunião com os trabalhadores e disse que podiam tirar três hectares pra cada um. E assim a gente fez, fomos no Incra, cadastramos os três hectares e a felicidade está aqui na nossa mão", contou Dona Maria.

De acordo com a gestão municipal, é um momento importante do trabalho de regularização para os ocupantes da comunidade que há muito esperam a regularização de suas ocupações.

“É um momento de grande importância para a nossa gestão. Há muito tempo, essas comunidades esperaram por esse documento, por esse registro e hoje, através de uma ação integrada, estamos realizando esses sonhos. Colocamos a vontade do povo a frente de todo o processo e também a experiência do prefeito por ter vivido muito tempo na zona rural e sentir as dificuldades e necessidades desse povo. Vamos continuar investindo nas regularizações, pois mais famílias precisam desse documento”, afirmou o prefeito.

Dr. Pessoa durante a entrega
Reprodução\ WhatsApp

O presidente da Eturb, João de Deus Duarte (Pessoinha) destacou a importância da entrega dos Títulos a comunidade e ressalta que 1.500 famílias serão beneficiadas até o ano que vem.

“É um dia muito importante para a Prefeitura de Teresina, pois estamos dando o pontapé inicial no que diz respeito a regularização fundiária na zona rural da cidade. Pela primeira vez, a prefeitura está concentrando esforços, tanto na zona urbana, quanto hoje, inicialmente na zona rural. Vamos dar mais dignidade às pessoas com relação ao convênio firmado com o Incra para entregar os títulos definitivos de posse”, esclarece o presidente, completando que, ao todo, serão 1 500 famílias beneficiadas até 2023, com entregas que acontecerão por etapas.

Ainda de acordo com o presidente da Eturb, a previsão é que ainda este ano serão finalizados residencial Betinho, Parque Dagmar Mazza, Vila São Francisco, Mario Covas e iniciar o Parque Universitário.

O presidente do Incra, Geraldo Melo Filho, ressalta a parceria com a Prefeitura de Teresina na celeridade das entregas de Títulos, através do projeto Regulariza THE.

Presidente da Eturb ao lado de Dr. Pessoa e moradora
Reprodução\ WhatsApp

“É um momento que a gente concretiza uma política, que está sendo priorizada em todo o país, que é a regularização fundiária, seja ela dentro de assentamentos de reforma agrária, seja em posses em grandes áreas de federais, como é o caso da Santa Teresa.

Osair Souza, morador da comunidade Santa Teresa há 12 anos, conta das dificuldades enfrentadas pela comunidade e da realização de um sonho de muitos anos.

“É a realização de um sonho. Não temos palavras para agradecer. A forma como o trabalho que a prefeitura e a Eturb conduziram o processo, dando celeridade, principalmente para os moradores do Vale da Aroeira que viveram momentos de tensão é uma realização de um sonho de anos e que hoje vamos realizá-lo”, disse a moradora emocionada.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas