Geral

Regina Sousa aprova I Plano Estadual de Segurança Pública

A medida teve início após análise de dados acerca das ocorrências criminais registradas em todo Estado.

30 de agosto de 2022 às 10:24
2 min de leitura

A governadora Regina Sousa aprovou nesta segunda-feira (30) o I Plano Estadual de Segurança Pública, que visa criar e implantar diversas medidas para reduzir a criminalidade no Piauí. O programa é uma parceria entre o Governo do Estado, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI) e as Secretarias de Governo (SEGOV) e do Planejamento (SEPLAN).

O Plano é dividido em seis linhas de ação, que devem ser desenvolvidos em até 10 anos. De acordo com o documento, a primeira estratégia a ser implantada diz respeito a saúde e valorização do profissional de segurança pública e defesa social.

Secretaría de Segurança Pública do PiauíJunior Santos / Lupa1

Em sequência, deve ser implantado plano de gestão democrática da segurança; participação social; prevenção social do crime e da violência; segurança e dinâmica socioeconômica e repressão qualificada do crime e da violência. O Plano adota como metodologia diálogos com a comunidade diretamente interessada, comunidade científica, representantes de entidades governamentais e de entidades sociais e profissionais de segurança pública.

A medida teve início após análise de dados acerca das ocorrências criminais registradas em todo Estado, levantados em 2016 pelo Núcleo de Estatísticas e Análise Criminal (NUCEAC) da SSP-PI. Segundo o levantamento, a maioria das ocorrências registradas no Piauí são de roubo e trânsito.

Confira, em síntese, os programas que devem ser implantados:

TEMP29_cc219aae44 (1)-36 (1).pdf

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas