Piauí declara emergência zoossanitária para prevenção da Influenza Aviária
Decisão pretende previnir casos de Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade (IAAP).
O Governo do Piauí declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território estadual. Decisão pretende previnir casos de Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade (IAAP). O decreto foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (05), devido a detecção de novos casos da doença em aves silvestres e domésticas em diversas regiões do Brasil.
O decreto autoriza a mobilização de órgãos estaduais, no âmbito das suas competências, para envidar esforços no intuito de apoiar as ações necessárias para prevenção da ocorrência da IAAP e diminuição de eventuais efeitos decorrentes. Além disso, os municípios e setores privados também devem seguir os padrões adotados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para a prevenção da doença no estado.
Até o momento, o Piauí não registrou nenhuma ocorrência da doença. A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) será responsável pelo cumprimento do decreto.
Oque é?
A gripe aviária é uma doença viral altamente contagiosa que afeta várias espécies de aves produtoras de alimentos (galinhas, perus, codornas, patos, gansos etc.), bem como aves de estimação e selvagens. O vírus da influenza também pode afetar mamíferos, incluindo seres humanos.
Clique e confira a forma de prevenção de acordo com a Adaf.