Justiça Estadual reinicia trabalhos nesta segunda-feira
Abertura do ano judiciário coincide com o início da gestão do desembargador Aderson Nogueira no TJ do Piauí
O Desembargador Aderson Nogueira abre logo mais às 10 horas o ano judiciário do estado do Piauí. Com isto, todos as 64 Comarcas judiciais voltam a funcionar normalmente, com expediente interno e externo. Voltam também as audiências e julgamentos dos processos judiciais, e se encerra também no dia de hoje o período das férias dos advogados, e os prazos de todos os processos, que estiveram suspensos do dia 20 de dezembro de 2024 até o dia de hoje, voltam a fluir normalmente.
O recesso de final de ano teve início na última sexta-feira antes do Natal. Durante esse período, o Judiciário piauiense funcionou no regime de plantão, sendo que os casos urgentes foram resolvidos em uma escala de juízes, analistas, escrivães, oficiais de justiça, e toda a estrutura do Judiciário esteve funcionando em regime especial, para não deixar sem atendimento urgente as demandas da população.
Coincide também no dia de hoje o início formal da gestão do desembargador Aderson Nogueira no comando do Tribunal de Justiça do Piauí. Nogueira chegou ao Tribunal de Justiça ocupando a vaga de desembargador pelo critério de antiguidade, e, com apenas dois anos e 10 meses, chegou à presidência do Tribunal local, demonstrando força e liderança, especialmente harmonizando as diversas correntes do TJ/PI, que chegaram ao consenso em torno de seu nome. Para quem acompanha os bastidores do Tribunal, a escolha de Nogueira não chegou a ser nenhuma surpresa.
Aderson deve se comprometer em dar mais transparência às ações do Tribunal, incorporar mais tecnologias aos serviços judiciais, e aprimorar o corpo de Magistrados do 1º Grau, com cursos de atualização e intercâmbio entre os Tribunais estaduais.
O Desembargador vai precisar de muito pulso para buscar promover a uniformização dos julgados do Tribunal, do Piauí, o que reduzirá o tempo de esgotamento de recursos para as instâncias superiores, permitindo celeridade na solução dos conflitos e dos processos na esfera do Tribunal de Justiça do Piauí.
Também os advogados esperam um tratamento mais aprimorado com o Tribunal, e o presidente Raimundo Júnior já avisou que vai acompanhar de perto o resguardo das prerrogativas dos filiados à OAB, de quem espera uma atuação cada vez mais próxima da Presidência do TJ/PI, e uma maior flexibilidade do Tribunal na atuação desses profissionais que fazem, junto com o Ministério Público Estadual, o tripé da Justiça em todas as esferas de Poder.
O ano inicia com uma série de julgamentos que vão chamar a atenção da população, tanto na espera cível como na esfera criminal. As próximas pautas, que deverão ser marcadas a partir de amanhã, deverão mostrar esses casos de maior interesse da população, notadamente aqueles que foram casos de grande repercussão nas mídias e na imprensa.
As expectativas de todos são de que haverá uma melhoria significativa dos serviços do Tribunal de Justiça do Piauí para os próximos meses.