Imepi realiza perícia de produtos recolhidos em supermercados e comércios
Ação, que ocorrerá no laboratório do setor de pré-medidos do órgão, tem objetivo de proteger o consumidor de possíveis fraudes.
O Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) realizará, nesta quarta-feira (22/11), a partir das 8h, perícia de produtos coletados em estabelecimentos comerciais piauienses.
A ação, que ocorrerá no laboratório do setor de pré-medidos do órgão, tem objetivo de proteger o consumidor de possíveis fraudes e garantir a qualidade dos itens ofertados à população.
Os agentes de fiscalização do Imepi coletaram produtos em supermercados e comércios. Entre os itens periciados, nesta etapa, estão: batata ondulada, batata frita, açúcar, extrato de tomate e preparado sólido para refresco saborizado.
Após a coleta, os produtos são encaminhados para análise em laboratório. Os itens aprovados, sob exame, podem ser recolhidos pelo fabricante ou doados para instituições beneficentes devidamente cadastradas.
Em caso de infração, o fabricante é autuado e pode ser penalizado com multa que varia de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, segundo o que determina as normas estabelecidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
A diretora do Imepi, Patrícia Leal, explica a metodologia utilizada durante os trabalhos dos colaboradores.
“Há uma equipe de fiscalização que recolhe o produto e outra que faz a análise em laboratório. Nas perícias, pesamos o material com e sem embalagem. Em seguida, nosso sistema, de forma automática, traça o peso líquido do produto e conferimos se bate com o que o fabricante informou na embalagem. No caso dos itens quantitativos, verificamos se a quantidade informada no material corresponde perfeitamente ao que contém dentro da embalagem”, disse.
Em caso de irregularidades, o consumidor pode enviar denúncia, através da ouvidoria do Imepi, por meio do número (86) 9456-1921.