Geral

HGV realiza cirurgias usando luz do celular após apagão nacional

De acordo com a Sesapi, um dos geradores, que atende parte do CC e UTI’s I e II, sofreu um superaquecimento e parou de funcionar.

15 de agosto de 2023 às 12:17
5 min de leitura

Um apagão causou falta de energia na manhã desta terça-feira (15), em pelo menos 19 estados do Brasil, incluindo o Piauí. As consequências são sempre grandes, pois afetam moradores e prejudicam o funcionamento dos serviços públicos. O trânsito em Teresina, capital do Piauí, foi um dos primeiros a refletir o problema da falta de energia generalizada. Entre as quatro paredes do centro cirúrgico da maior unidade de saúde pública do Estado do Piauí, a falta de energia também foi sentida.

HGV realiza cirurgias usando luz do celular após apagão nacional. - Foto: Lupa1

Devido à falta de energia que deixou mais da metade do país no escuro, o Hospital Getúlio Vargas (HGV), também teve uma pausa no fornecimento de energia. No momento do apagão, a equipe médica finalizou uma cirurgia com auxílio de uma lanterna de celular.

LANTERNA DO APARELHO CELULAR FOI ESSENCIAL PARA DAR CONTINUIDADE ÀS CIRURGIAS

Sem energia para iluminar o centro cirúrgico e fazer funcionar os equipamentos, médicos tiveram que dar seguimento aos procedimento cirúrgicos utilizando seus próprios celulares para só assim conseguirem visualizar os pacientes.

De acordo com fonte ouvida pelo Lupa1, a falta de energia aconteceu desde as lâmpadas que iluminam os corredores do hospital até equipamentos como aparelhos de ventilação mecânica, carros de anestesia, carros de emergência com desfibrilador, monitor e todo o setor de UTI. Conforme profissionais ouvidos pela reportagem, o hospital passou cerca de três horas sem energia elétrica.

DA RECEPÇÃO AOS CORREDORES DE ACESSO E DAS ENFERMARIAS AOS CENTROS CLÍNICOS, TODOS OS SETORES FORAM ATINGIDOS.

Imagens registradas no hospital revelam que a falta suprimento energético e de um plano emergencial, paralisou quase que na sua totalidade, os trabalhos do Hospital Getúlio Vargas. A iluminação de parte dos corredores ficou por conta das janelas que permitem a entrada da luz solar.

Para se ter uma ideia da gravidade do caso, a realização do abastecimento de energia elétrica é tão indispensável para as unidades de saúde que o Ministério da Saúde e a Anvisa padronizaram o Manual de Segurança no Ambiente Hospitalar com o objetivo de assegurem que todos esses locais disponibilizem um sistema integrado de energia de emergência, para atuar em possíveis casos de interrupção ou queda.

HGV É A MAIOR UNIDADE ESPECIALIZADA DA REDE PÚBLICA DO PIAUÍ

Somente neste sábado (12), o hospital realizou 63 procedimentos cirúrgicos eletivos em várias especialidades através do Programa Estadual Saúde em Dia. Coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI).

A RESPOSTA DO HGV

O LUPA1 entrou em contato com assessoria de imprensa da SESAPI buscando informações sobre o episódio. Através da SESAPI a diretoria do HGV informou em nota que o hospital dispõe de sistema de geradores, porém um deles, na hora do apagão, apresentou um superaquecimento e não entrou em funcionamento na sua plenitude. O órgão informa ainda que a falha foi corrigida prontamente.


Confira a nota da SESAPI/HGV :


O Serviço de Manutenção do HGV
Informa que, por volta das 08:30 houve falta de energia, em todo o Estado do Piauí, conforfme comunicado da empresa Equatorial/PI.

Prontamente os três geradores que suprem a falta de energia nos setores emergenciais foram acionados automaticamente.

Um dos geradores, que atende parte do CC e UTI’s I e II, sofreu um superaquecimento e parou de funcionar. A equipe responsável procedeu o restabelecimento do funcionamento do mesmo, em tempo hábil, não ocorrendo novas suspensões de funcionamento.


ENTENDA

Um apagão nacional deixou várias cidades sem energia a partir das 8h20 desta terça-feira (15). Há relatos de falta de energia no Distrito Federal e nove estados, como Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Minas, Ceará e Paraíba.

A Equatorial Distribuição Piauí informou que o motivo ainda está sendo apurado, mas que há registro de suspensão do fornecimento em cidades de todo o país.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas