Geral

Deputada Lucy no velório: “Firmino sofria com a atual gestão da saúde na capital”

Mirou na atual gestão, fez críticas a forma como estão lidando com a pandemia e deixou passar a ideia que a morte de Firmino teve a ver com isso.

07 de abril de 2021 às 15:33
4 min de leitura

Em entrevista à imprensa durante o velório, a esposa do ex-prefeito Firmino Filho, Lucy Soares, entrou muito precocemente em discurso político, deixando passar a ideia de que a motivação da morte do marido teve a ver com angústia que ele sentia pelo que chamou de “má gestão da saúde na capital”.

Deputada Lucy Soares, esposa de Firmino FilhoDeputada Lucy Soares acena para a população no cortejo em frente à Prefeitura de Teresina

Lucy afirmou que Firmino comentava da tristeza que passava com a forma como a gestão municipal lida com a pandemia.

“Toda vez que eu chegava em casa, levando alguma notícia ele ficava muito triste, muito pensativo.”

A esposa fez referência à rotina de trabalho do marido, que saía as 7h da manhã de casa e voltava às 11 da noite sempre dedicado a estudar a entender a situação pela qual passava a cidade diante da pandemia.

“Ele se comportou como um verdadeiro governador, ele abraçou o Estado todo, então, ninguém morreu por falta de leitos”

Foto: Lupa1

A partir deste momento, a deputada direciona seu discurso para a atual administração municipal e afirma: “Isso infelizmente não está acontecendo no atual momento. A saúde está sem rumo, o trem saiu dos trilhos, a gente precisa tomar atitudes, a gente precisa cobrar das autoridades.”

Apesar do momento de comoção é possível entender, já a partir do discurso de amigos, correligionários e agora da esposa, um foco no discurso político e o fortalecimento da tônica do desprendimento que o prefeito teve com sua atuação contra a pandemia, atuando como um defensor da vida.

Lucy disse ainda, na mesma entrevista, que Firmino previu o que está acontecendo neste momento em nossa Teresina. Disse que quem acompanhava as entrevistas dele já sabia disso e que ela própria esteve visitando leitos no Piauí, vendo a realidade.

“Firmino colocou a carreira política dele em risco, preferiu salvar vidas, ele conseguiu o que ele queria. As pessoas não entendiam, mas acho que agora as pessoas entendem o que ele queria dizer.”

Muitos ficaram espantados com o discurso da deputada. Talvez por ser cedo demais, em um momento doloroso para a cidade, tentar tão rapidamente absorver o legado político do prefeito que, certamente, será transferido para aqueles que com ele trabalhavam.

A fala de Lucy foi considerada impertinente e inoportuna. Em reserva muitos políticos comentaram a entrevista da deputada e afirmaram que ninguém tem o direito de usar um momento de comoção para algum ganho político.

A política é totalmente racional e pragmática, mas não aceita oportunismos exagerados. O efeito pode ser o oposto do esperado.

A morte de Firmino ainda renderá muito, tanto no campo político, quanto investigativo, pois a forma como se deu remete a muitas especulações. Todas elas certamente serão levadas em consideração pelos técnicos periciais e a própria polícia.


Mais sobre o assunto:

“Homenagem muito linda, mas não vai trazer ele de volta", declara Lucy Soares

Firmino recebe homenagens e coroas de flores na Prefeitura de Teresina

Firmino Filho deixa funerária em viatura do Corpo de Bombeiros

Ex-prefeito Firmino Filho morre ao cair de prédio na zona Leste de Teresina

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas