Gustavo Almeida

Sebastiana: uma mulher que orgulha o Piauí

Sanfoneira e agricultora piauiense vai ser novamente destaque nacional.

05 de março de 2021 às 08:18
5 min de leitura

Junho de 2016. Eu era estagiário do portal G1 Piauí, do sistema Globo, e iria passar alguns dias de folga em minha cidade, Dom Inocêncio, no Sul do Piauí. Antes, entrei em contato com a família da sanfoneira Sebastiana Torres e marquei uma entrevista na casa dela para o dia em que eu passasse por São Raimundo Nonato, cidade 100 km antes de Dom Inocêncio.

Como sou natural daquela região, ouvia muito falar de Sebastiana. Ela sempre tocou festas nos municípios que ficam nos arredores de São Raimundo Nonato e até na Bahia. Minha intenção era fazer uma reportagem especial contando a história daquela mulher franzina, agricultora, analfabeta, mãe de oito filhos, mas que toca sanfona e esbanja uma alegria incrível. Queria mostrar que apesar das dificuldades, ela era uma figura que transmitia alegria.

Em 2016, durante entrevista com Sebastiana em São Raimundo Nonato (Foto: Arquivo Pessoal)

Ninguém no G1 Piauí conhecia Sebastiana, mas eu garanti que a história dela daria uma boa matéria e que eu traria um bom conteúdo. Tudo saiu como planejado. Ao passar por São Raimundo Nonato, fui até a casa de dona Sebastiana, onde ela me aguardava na companhia de filhos, alguns amigos e vários netos. Lá, fiz uma longa entrevista onde ela contou toda sua história, as dificuldades, como aprendeu a tocar sanfona, etc.

Foi uma entrevista incrível, na pequena casa dela, no bairro Santa Luzia. Sebastiana também tem uma casa na roça, na zona rural de São Raimundo Nonato, onde trabalha como agricultura, no cabo da enxada. Depois da entrevista, levei a sanfoneira para a rua e fiz muitas fotos dela tocando. Teve foto de todo jeito! Também fiz fotos dela capinando, com chapéu na cabeça, atividade que ela exerce na roça, debaixo de sol escaldante.

A matéria só foi publicada quando eu voltei da minha folga. Foi um sucesso imediato! Logo no dia seguinte, a produção do programa do Geraldo Luiz, da TV Record, entrou em contato interessado em contar a história de Sebastiana. No mesmo dia, a produção do Globo Rural ligou para a TV Clube, emissora afiliada no Piauí, onde também funciona a redação do G1 Piauí, querendo marcar a gravação de uma matéria especial com a sanfoneira.

Foto destaque na reportagem do G1, em 2016. Hoje, Sebastiana tem 59 anos (Foto: Gustavo Almeida)

Ela e seus filhos me ligaram radiantes querendo saber de mim para qual dos dois veículos ela deveria aceitar falar. Eu disse que a história dela não pertencia a mim, que deveria ser contada por todos e que eles ficassem à vontade para gravar com quem quisesse. Só pedi que gravassem primeiro com a TV Clube, já que era do mesmo grupo do G1 e trabalhávamos na mesma redação. Assim foi feito. Sebastiana foi destaque, primeiro, em matéria da Clube.

Depois, a reportagem do programa do Geraldo Luiz fez uma surpresa para ela em São Raimundo Nonato e em seguida a levou para São Paulo, onde ela participou ao vivo no palco do programa, ganhou tratamento estético e foi destaque nacional. Posteriormente, o Globo Rural, da Globo, mandou o repórter César Dassie à São Raimundo e mostrou como Sebastiana divide a vida dura na roça com a alegria de animar festas na região.

Desde então, minha relação com Sebastiana se tornou especial. Ela faz questão, todas as vezes que fala comigo, de lembrar que tudo aconteceu após eu ir até a casa dela fazer aquela reportagem em junho de 2016. “Você foi um anjo que bateu a minha porta naquele dia. Eu nunca foi esquecer disso”. Embora o talento e a história sejam dela, a gratidão de dona Sebastiana e sua família é incrível. É mais uma característica linda da sanfoneira.

Agora, mais uma vez, Sebastiana será destaque nacional. No dia 8 de março, a Rede Globo exibe o especial Falas Femininas. O documentário alusivo ao Dia Internacional da Mulher vai contar a história de cinco mulheres que representam o país em sua diversidade cultural, social, racial e religiosa. Dona Sebastiana, a nossa Sebastiana, é uma delas.

Para valorizar a trajetória das cinco, o especial da Globo termina prestando uma grande homenagem a cada uma delas. Vai ser lindo! Dona Sebastiana já entrou em contato comigo pedindo a minha audiência e novamente me agradecendo, mesmo passados quase cinco anos do dia que fui até a casa dela. Eu farei questão de assisti-la porque sempre vi em sua história de vida uma grande inspiração para todos. Avante, dona Sebastiana.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas