Especiais

Regina Sousa representa Piauí na I Feira Nordestina de Agricultura Familiar em Natal

A FENAFES tem como objetivo fortalecer as políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste.

17 de junho de 2022 às 15:42
3 min de leitura

A governadora Regina Sousa e o presidente do Emater-PI, Leonardo Nogueira, participaram nesta sexta-feira (27) da I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FENAFES), que acontece em Natal, no Rio Grande do Norte. O Lupa1 está acompanhando com exclusividade a feira, que acontece até domingo (19).

A governadora destacou que a feira é fruto do Consórcio Nordeste, onde os gestores se uniram para discutir problemas e encontrar soluções para os estados.

“Tudo isso é fruto de um consórcio que existe, já foi uma grande sacada. Foram criadas coisas temáticas e a agricultura familiar está aqui mostrando o que faz. Mostrando o que é capaz, isso é muito importante, não é só com teoria. Em todos os estados vocês viram que estão abastecidos com produções e produtos diferentes que as pessoas podem buscar o que quiserem aqui e vão encontrar”, pontua.

Leonardo Nogueira, diretor do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ressaltou que o evento conta com palestras para que todo conhecimento seja expandido nos estados participantes.

“O Piauí está aqui trazendo diversos agricultores, os seus produtos para comercialização, ainda bem para a execução. O EMATER não poderia fazer diferente, estamos aqui com nossos palestrantes, oficinas, trazendo palestras de curso para que nossa cultura piauiense seja cada vez mais expandida para todo Nordeste, por todo Brasil. A agricultura familiar do Piauí é um grande feito, é uma das maiores ações do planeta do Estado”.

A Feira

A I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária – FENAFES está sendo realizada no Centro de Convenções de Natal (RN) entre os dias 15 e 19 de junho. A feira conta com stands de vendas de produtos da agricultura familiar e haverá ainda rodas de conversas e palestras para os participantes.

O evento é realizado pelo Governo do Estado Rio Grande do Norte e pela União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do RN – UNICAFES. A iniciativa é da Câmara Temática de Agricultura Familiar, que é ligada ao Consórcio Nordeste.

Além dos stands de vendas e palestras, a feira conta também com um festival gastronômico e a realização de shows com artistas locais. O Governo do Estado do Rio Grande do Norte aguarda participação de mais de 150 cooperativas e associações dos nove estados do Nordeste. A estimativa é mais de 10 mil pessoas passem durante os três dias de evento.

Programa de alimentos saudáveis

A FENAFES tem como objetivo fortalecer as políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste e criar um intercâmbio de experiências entre os governos estaduais e os agricultores familiares.

Serão realizados eventos de formação, palestras, oficinas e cursos sobre as temáticas centrais: acesso à terra; sistemas agroalimentares e produção de alimentos saudáveis; agroecologia; assistência técnica e extensão rural e acesso ao crédito; mudanças climáticas; acesso aos mercados e cooperativismo solidário, protagonismo feminino.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas