Eleições 2022

Campanha de Bolsonaro é acusada de criar e financiar site para atacar Lula

O site de nome "Lulaflix" reúne notícias e conteúdos negativos em relação ao ex-presidente, prática essa não permitida pela legislação eleitoral.

15 de setembro de 2022 às 08:33
2 min de leitura

A campanha do presidente da República Jair Bolsonaro (PL) está sendo acusada de criar um site denominado 'Lulaflix', que reúne notícias e conteúdos negativos em relação ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). De acordo com a legislação eleitoral a prática é considerada ilegal.

Lula e Bolsonaro.Foto: Arquivo Pessoal

A pagina que foi criada no dia 30 de agosto entrou no ar no último domingo (11), sendo registrada e financiada pelo CNPJ da Coligação Pelo Bem do Brasil (Partido Liberal, Republicanos e Progressistas). De acordo com o artigo 57 da legislação eleitoral o ato é considerado crime eleitoral. "A contratação direta ou indireta de grupo de pessoas com a finalidade específica de emitir mensagens ou comentários na internet para ofender a honra ou denegrir a imagem de candidato", aponta o artigo.

O Google registrou um gasto que varia entre R$ 10 mil e 15 mil para promover uma publicação do 'Lulaflix' com o título "Dossiê sobre a vida do Lula". O conteúdo foi exibido entre 30 e 35 mil vezes em buscas do Google. Em uma consulta pública do site o nome de Jair Bolsonaro aparece como dono da página mas, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não existe nenhum gasto da campanha relacionado ao site.

O site no momento encontra-se fora do ar mas, ao pesquisar o nome 'Lulaflix' no Google, uma prévia do conteúdo relatado é mostrada. A lei eleitoral só permite a promoção de conteúdos positivos sobre as campanhas dos próprios candidatos, sendo ilegal o impulsionamento de informações negativos de adversários.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas