Amapá em Foco

Alunos de Instituições Militares do Amapá apoiam o Rio Grande do Sul

Voluntários do Curso de Formação de Soldados e Bombeiros unem esforços para auxiliar gaúchos em situação de calamidade pública.

16 de maio de 2024 às 14:38
3 min de leitura

A campanha 'SOS Rio Grande do Sul Do Oiapoque ao Chuí', promovida pelo Governo do Amapá, tem mobilizado voluntários, incluindo alunos dos cursos de formação de soldados da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Um desses voluntários é o aluno-soldado Daniel Santos, de 22 anos, aprovado em concurso público em 2022 e convocado para estágio prático há 5 meses.

Daniel Santos, aluno do curso de formação de soldados - Foto: Nayana Magalhães/GEA

Santos expressou sua satisfação em poder contribuir com a ação de apoio ao Sul do Brasil, cumprindo seu dever como servidor estadual efetivo. Ele destacou o sentimento de estar desempenhando seu papel constitucional de ajudar seus irmãos neste momento de necessidade.

Quem também integra o grupo de voluntários que atua na organização dos itens que estão sendo arrecadados por meio da Campanha do Governo do Amapá, é a aluna-soldada do Corpo de Bombeiros Militar, Jhennyph Silva.

“Nós estamos aqui ajudando em toda a logística necessária para dar apoio à campanha. É muito gratificante poder estar atuando em algo que nós somos ensinados diariamente. Algo que é repassado desde o início do nosso curso é essa questão de ser voluntário. O Corpo de Bombeiros nos ensina a sermos unidos e estamos dispostos a fazer os esforços possíveis para ajudar o Rio Grande do Sul”, comentou a voluntária.

Jhennyph Silva, aluna do curso - Foto: Nayana Magalhães/GEAA coordenadora do curso de formação de bombeiros, Helen Rocha, enfatizou a importância da participação dos alunos nessa ação solidária, ressaltando que estão vivenciando a realidade profissional de forma prática e contribuindo como braço do Governo do Estado.

Helen Rocha, coordenadora do curso de formação de bombeiros - Foto: Nayana Magalhães/GEA

A campanha, coordenada pelo Comitê de Respostas Rápidas do Estado, teve início em 6 de maio e conta com a adesão positiva da população amapaense para garantir o suporte constante aos conterrâneos do Sul. Diversas instituições, como o Ministério Público do Estado e a Defensoria Pública do Estado, disponibilizaram suas sedes como locais para a coleta de doações.

Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, o Governo do Rio Grande do Sul reativou o canal de doações "SOS Rio Grande do Sul", com a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38) vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul, para facilitar as contribuições. A solidariedade e o apoio mútuo demonstrados nessa iniciativa refletem a união e a colaboração entre os estados brasileiros em momentos de crise.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas