Júlio Chaves

Neuroarquitetura

04 de janeiro de 2022 às 08:55
1 min de leitura

A neuroarquitetura é uma área interdisciplinar bastante utilizada por arquitetos e designers em diversas partes do mundo, em que se relaciona a neurociência com o ambiente construído, considerando a partir daí, que o ambiente físico influencia no comportamento humano, melhorando a qualidade de vida e até mesmo a memória e a cognição, visto que os espaços são poderosas influências para o ser humano.

Terras Alphaville

Mas como podemos trabalhar os ambientes seguindo tais conceitos?

Através da utilização correta das cores, texturas e linhas, harmonizando corretamente tais elementos.

Nas imagens podemos observar um ambiente amplo, onde foram utilizadas cores em tons pasteis que se harmonizam com outras mais saturados, além do uso de plantas e uma boa iluminação.

Os estudos recentes mostram que a proporção e a harmonia ajudam o cérebro a dar respostas positivas de uma forma inconsciente, podendo até mesmo a geometria influenciar no comportamento, dando a sensação de liberdade e estimulando a criatividade. Já alguns ambientes podem deixar as pessoas mais concentradas estimulando a reflexão.

Bangalô

Neste ambiente, podemos observar um pé direito alto, linhas retas e tons terrosos contrastando com obras de arte em cores mais saturadas e linhas fluidas e orgânicas.

Hoje podemos encontrar profissionais especializados e que procuram trabalhar os projetos pensando primeiramente na saúde, bem-estar, comportamento, além das questões emocionais e biológicas do usuário, tendo este como ponto de partida.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas