A evolução dos projetos de iluminação no mundo
A evolução dos projetos de iluminação artificial no mundo tem sido resultado de grandes avanços ao longo das décadas.
"Os objetos se manifestam e são percebidos por nós através da luz, que ao emitirem radiação eletromagnética, penetram em nossa retina e são decodificadas pelo cérebro.
Um espetáculo cósmico que possui espectros não percebidos ao olho nu e que ativam fotoreceptores, revelando o mundo ao nosso redor de forma poética, ondulatória e vibracional, nos envolvendo e conectando todos nós e os elementos do universo numa unidade dentro do todo.", Júlio Chaves.
A evolução dos projetos de iluminação artificial no mundo tem sido resultado de grandes avanços ao longo das décadas. Hoje com o surgimento da profissão de light design, uma área nova e que tem crescido durante os anos, estes profissionais têm à sua disposição, não só estudos científicos que mostram o quanto este tipo de projeto melhora consideravelmente a qualidade de vida dos usuários, quanto diversas tecnologias que ajudam na elaboração destes projetos, e com isso, a iluminação se tornou um elemento de vital importância na arquitetura e no design de interiores.
A evolução dos projetos de iluminação artificial no mundo tem sido marcada por uma combinação de avanços tecnológicos, mudanças na consciência ambiental e a busca por criar espaços mais confortáveis e eficientes. À medida que a tecnologia continua a avançar, podemos esperar que a iluminação artificial continue a se transformar e a melhorar em todos os aspectos. Os profissionais de iluminação devem estar atentos a esta evolução.
A iluminação centrada no ser humano, também conhecida como "human-centric lighting" (HCL), é uma abordagem nova nos projetos luminotécnicos, que busca melhorar o bem-estar e o desempenho das pessoas por meio do controle da iluminação artificial. Essa abordagem reconhece a influência da luz no corpo humano, especialmente na produção e inibição de determinados hormônios, de acordo com a emissão dos espectros emitidos pela luz, melhorando até mesmo o humor e a saúde em geral.
Um dos principais objetivos da human-centric lighting é ajustar a iluminação artificial aos ritmos cronobiológicos e isso significa fornecer luz com intensidades e temperaturas de cores apropriadas para as determinadas horas do dia, e isso permite que a iluminação se ajuste aos ambientes e às atividades laborativas e de lazer. Existem tecnologias hoje que permitem que os ocupantes dos espaços adaptem a iluminação de acordo com suas necessidades do momento, como a Tunable White, onde é possível através desta, simular a passagem das horas, do amanhecer ao entardecer, melhorando consideravelmente a qualidade de vida das pessoas.
A iluminação artificial se bem planejada promove um melhor desempenho em ambientes de trabalho, se refletindo na produtividade de seus colaboradores.
CONTRATE UM LIGHTING DESIGNER PARA SEUS PROJETOS
JÚLIO CHAVES
WHATSAPP: (86) 98184-0364