Sherlock

Janaínna Marques "força barra" com Fábio de Melo, tieta e constrange o padre-cantor

Acumulando condenações e denuncias na Justiça Federal, secretaria comandada por deputada financiou evento "Natal Luz" em Luzilândia.

05 de dezembro de 2023 às 07:00
4 min de leitura

A ex-prefeita de Luzilândia, deputada estadual licenciada Janaínna Marques (PT), atual secretária estadual, buscando dar ampla divulgação a abertura do “Natal luz”, evento natalino financiado pela prefeitura de Luzilândia, comandada pela irmã de Janaínna, Fernanda Marques, e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Piauí - pasta comandada por ela mesma, publicou neste domingo (03) em suas redes sociais o que parecia ser uma espécie de café da tarde com a principal atração do evento, o famoso padre Fábio de Melo.

Foto de divulgação do evento em Luzilândia. Foto: Reprodução

O embaraçoso é que em um determinado momento, para criar conteúdo para o vídeo, Jannaína, em euforia, sentada ao lado do padre, o presenteia com uma rede e segue fazendo alusão a origem da mesma, diante de um Fábio de Melo inerte, certamente sabedor que tudo seria usado politicamente.

Janaínna presenteia Fábio de Melo-Redes sociais

Ao final do encontro a deputada força um abraço com o padre, onde o mesmo, mais uma vez, visivelmente constrangido com a bajulação, reage por mera educação.

Momento do vídeo que mostra o abraço constrangido. Foto: Reprodução / Mídias sociais

Jannaína, que acumula denúncias e condenações por corrupção na época em que foi prefeita da cidade, iniciou a vida pública como prefeita de Joca Marques em 1996, cidade que leva o nome de seu avô, onde exerceu dois mandatos consecutivos. Em seguida ela migrou para a cidade de Luzilândia onde também foi eleita e reeleita. A única coisa a interromper os 16 anos como prefeita entre as duas cidades foi a decisão do TSE de 2009 que cassou o mandato de Janaínna e pôs fim aos chamados “prefeitos itinerantes”, gestores que migravam de cidade em cidade para se manter no poder.

Janaínna MarquesDivulgação

Durante seu tempo no poder municipal, uma das mais graves acusações do MPF é a de improbidade administrativa, ocorrida em 2005, em pleno exercício de mandato. A denúncia aponta diversas irregularidades na prestação de contas de recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na lista de irregularidades está o suposto uso de notas fiscais falsas, empresas contratadas sem licitação e desvio de verba pública.


Jannaína Marques em Luzilândia. Foto: Reprodução

As denúncias levaram a deputada licenciada a ser condenada pela Justiça Federal do Piauí a dois anos de prisão por desvio de dinheiro público, uso de documento falso, falsidade ideológica e crime da Lei de Licitações. Foram apuradas pela justiça oito irregularidades, destas, quatro que caracterizam improbidade administrativa, entre elas, despesas sem procedimentos licitatórios que chegam ao valor de R$804.220,24.

O jornalista Gil Sobreira do portal GP1, trouxe em outubro de 2022 ainda, uma investigação aberta pelo Ministério Público Eleitoral, de compra de votos praticada pela deputada na cidade de Joca Marques.

Imagens do "Natal Luz" em Luzilândia. Foto: Reprodução / Ascom

Com tantas denúncias e suposta corrupção, o “Natal Luz” divulgado pela deputada poderia bem se chamar “Natal nas Escuras” - e o constrangimento, nesse caso, não é só do padre, é de todos.

Fábio de Melo tem feito shows para diversas prefeituras, dentro do clima de Natal. Constrangimento igual ao de Luzilândia, o padre passou, dois dias antes, em Caxias, cidade governada pelo não menos polêmico e envolvido com questões judiciais, Fábio Gentil.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas