Coluna Coração 5.0

​O real motivo de morte súbita em jovens

Segundo o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), a taxa mensal de infartos pode ter dobrado entre jovens nos últimos 15 anos.

29 de janeiro de 2024 às 19:40
2 min de leitura

Os jovens podem ter doenças graves cardíacas diferentes dos pacientes mais idosos e somente uma avaliação médica direcionada pode prevenir piores desfechos

Embora o infarto agudo do miocárdio geralmente seja associado a pessoas mais velhas, essa condição também pode afetar os jovens. É importante ressaltar que nem sempre a doença é o infarto propriamente dito…

Infarto entre jovens - Foto: Reprodução


As principais causas de doenças cardíacas em jovens que podem levar a óbito são as condições hereditárias, como a cardiomiopatia hipertrófica, a síndrome de Brugada e as alterações coronárias congênitas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Cardiologia (INC) revelou que a taxa mensal de infartos pode ter dobrado entre jovens nos últimos 15 anos. Isso parece mais grave quando se considera que apenas 2% da população brasileira consegue identificar os sintomas de um infarto. Esse problema de saúde resulta em paradas cardíacas e, tristemente, em casos de morte súbita, inclusive entre atletas. Os principais sintomas podem ser sensação de aperto no peito, falta de ar, palpitações, náuseas e tontura.

Os jovens também podem ter um estilo de vida pouco saudável, o que aumenta o risco de desenvolver aterosclerose e, consequentemente, o risco de infarto.
Os fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose (acúmulo de gordura na circulação) incluem o consumo excessivo de álcool, tabagismo, obesidade, diabetes, hipertensão arterial e colesterol alto. Além disso, o estresse crônico também pode contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas em jovens.

Dessa forma, é importante que os jovens adotem um estilo de vida saudável, com uma dieta balanceada, atividade física regular, evitando o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, além de manter um acompanhamento médico regular para avaliação de possíveis fatores de risco e prevenção das doenças cardíacas.


Dr. Jocerlano Sousa
Cirurgião cardiovascular
CRM - PI 3412
RQE 1579

A OPINIÃO DOS NOSSOS COLUNISTAS NÃO REFLETE, NECESSARIAMENTE, A OPINIÃO DO PORTAL LUPA1 E DEMAIS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO DO GRUPO LUPA1 .

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Canal LupaTV

Veja todas