Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa passa a funcionar de forma integral
Considerada a maior do mundo, nova unidade substitui a antiga, que encerrou o recebimento de pacientes nesta terça-feira (28).
O governador Rafael Fonteles visitou, no final da tarde desta terça-feira (28), a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), que agora passa a funcionar de forma integral, substituindo os atendimentos da antiga unidade, que encerrou as admissões nesta terça-feira.
Para o governador Rafael Fonteles, a maternidade tem uma metodologia de trabalho humanizado, equipamentos modernos e representa uma revolução no atendimento materno-infantil.
"Eu diria que é a maior e melhor maternidade pública do Brasil. Nossas mamães e bebês terão um cuidado especial e de altíssima qualidade. Aqui é atendido o povo mais pobre do Piauí, mas com atendimento de ponta. Ao todo, são mais de 1.500 colaboradores", enfatiza.
O governador também destacou que o objetivo é implementar o mesmo padrão da unidade em outros hospitais públicos de todo o estado.
O prédio, pronto e equipado para atender mães e futuros piauienses, está recebendo as transferências dos pacientes da antiga maternidade e fazendo novos atendimentos.
"A outra antiga vai estar de portas fechadas para começarmos a fazer a organização para implantar lá uma central de tratamento de saúde mental e também geriatria", explica Antônio Luiz, secretário de Estado da Saúde.
Carmen Viana, diretora-geral da NMDER, explica que a admissão de novos pacientes é feita através da regulação. Os pacientes da UTI Materna, Unidade Neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) já foram realocados para o novo prédio."
Rafael Fonteles visita nova Maternidade Dona Evangelina Rosa - Foto: Reprodução/Ascom
Os partos não vão mais acontecer na maternidade antiga. Até sexta-feira, acreditamos, vamos ter transferido todos os pacientes que ainda estão lá", acrescenta