Geral

Morre José "Pepe" Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

Ele governou o país entre 2010 e 2015 e ficou conhecido por seu estilo de vida simples e por sua atuação em defesa da justiça social.

13 de maio de 2025 às 16:48
3 min de leitura

José “Pepe” Mujica, ex-presidente do Uruguai, morreu nesta terça-feira (13), aos 89 anos. Ele governou o país entre 2010 e 2015 e ficou conhecido por seu estilo de vida simples e por sua atuação em defesa da justiça social.

Pepe Mujica - Foto: Reprodução

Em abril de 2024, Mujica revelou estar com um tumor no esôfago e afirmou que a situação era complicada por já sofrer de uma doença autoimune que comprometia seus rins, dificultando o uso de quimioterapia ou cirurgia.

Em sua última aparição pública, em outubro do mesmo ano, fez um discurso emocionado, dizendo estar “próximo de partir para o lugar de onde não se volta”, após ter recebido alta do hospital em agosto.

Apesar do otimismo de sua médica na época, sua saúde continuava frágil.

O governo brasileiro divulgou nota de pesar pela morte do ex-presidente, confira!

NOTA À IMPRENSA
Falecimento do ex-Presidente “Pepe” Mujica

O governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento na data de hoje do ex-Presidente da República Oriental do Uruguai, José Alberto “Pepe” Mujica, aos 89 anos, em Montevidéu.

Grande amigo do Brasil, o ex-Presidente Mujica foi um entusiasta do MERCOSUL, da UNASUL e da CELAC, um dos principais artífices da integração da América do Sul e da América Latina e, sobretudo, um dos mais importantes humanistas de nossa época. Seu compromisso com a construção de uma ordem internacional mais justa, democrática e solidária constitui exemplo para todos e todas.

Em 5 de dezembro do ano passado, durante visita a Montevidéu, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva condecorou “Pepe” Mujica com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, o Presidente da República referiu-se ao ex-Presidente Mujica como “a pessoa mais extraordinária” entre os presidentes com quem conviveu.

O legado de “Pepe” Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações.

Neste momento de dor, o Governo brasileiro estende à viúva Lucía Topolansky e aos familiares do ex-Presidente, assim como ao governo e ao povo uruguaios, seus mais sentidos pêsames e expressões de solidariedade.

Siga nas redes sociais

Veja também

Dê sua opinião

Tv Lupa 1

Veja todas